O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, associado a Secretaria de Saúde, CRAS e o CREAS de Cachoeira Paulista realiza a Semana de prevenção, que tem foco na rede de assistência social existente no município a fim de empenhar esforços mobilizando os programas sociais, agentes da vigilância epidemiológica, agentes de saúde e lideranças comunitárias nas ações de disseminação da informação e conscientização para fortalecer o combate ao mosquito.
Cerca de 264 residências nos bairros CDHU e Vila Carmem com maiores demandas de cuidado já foram visitadas e conscientizadas com medidas preventivas e a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue.
O coordenador da Vigilância epidemiológica Emerson Filippini relata:
‘’ Enviamos quinze agentes da vigilância epidemiológica, os agentes de saúde dos postinhos do CDHU e Vila Carmem para fazer essa mobilização casa a casa se identificando como o agente, notificando o morador sobre a importância o conhecimento sobre o mosquito e as doenças que podem vir a causar. Entre outros animais ressaltamos devido ao período de chuva o rato que causa a leptospirose, os escorpiões com acúmulos de matérias no quintal, lixo, fogo e água. O caramujo africano (que já se tornaram uma praga no Brasil) se proliferam, pois eles gostam de ambientes quentes, úmidos e com sombra. Os quintais das residências e os terrenos abandonados são lugares ideais para a reprodução dos moluscos’’
A próxima palestra será nesta sexta-feira às 09:00h no CREAS
Fonte:
http://cachoeirapaulista.sp.gov.br/home/semana-nacional-de-mobilizacao-da-rede-de-assistencia-social-associada-a-saude/