Arte e Cultura






Artista Plastico Cachoeirense - Roberto Mendes



Roberto Mendes
  
Artista Plástico Roberto Mendes-ACLA
Nome:Roberto de Araujo Mendes , res.: Cachoeira Paulista/SP. Nascido :Cachoeira Paulista em 22/março/1953,já bebendo água da Mão – fria .
Aos 13  anos,no bairro do Ipiranga SP , iniciava meus heróis das  histórias em quadrinhos.
1970/71 : Escola Panamericana de Arte. Av. Angelica,1900.
Morava na Penha em SP. Av.Gabriela Mistral, (nº...não lembro ).
1974:Exposição com o artista plástico Jairo Ramos .Expo em Cachoeira Paulista no antigo Clube Cachoeirinha.
1975/1976:  No “Quintal da Arte” (Cachoeira Paulista) e 76 com Quissak Jr. (Guaratinguetá). Obs. O Quintal da Arte foi idealizado,na época por Zizinho Botelho e Ruth Guimarães (Escritora,cadeira 22 da Academia Paulista de Letras) Foi uma das minhas maiores incentivadoras com Jairo Ramos e Nelson Lorena.
1976: Uma das maiores conquistas ! O alvará de licença na praça principal de Embu das artes/SP,para exposição de obras .
1976/77 : Estudos de Anatomia humana.Curso de modelo vivo na Pinacoteca da Faculdade de Belas Artes. Av. Tiradentes , São Paulo Capital .
1977/78/79/80 : Começo a trabalhar no CEAGESP em SP,no Depto. de Engenharia como desenhista de Arquitetura. Surge a oportunidade e me é solicitado  criar 4 personagens para o jornal CEAGENTE . Jornal mensal da Companhia onde realizo  as tiras HQ .
1981/82/83: Trabalho de criação e ilustração no Jornal Mãos à Obra,com circulação  na Z. Leste de SP, Capital .
08 a 19 de março de 1982 : Galeria Cultura, Secretaria de Estado de Cultura,
São Paulo ,Capital . Iniciativa de Ruth Guimarães. Obs. Tomei conhecimento deste documento no ano de 2013. Mais uma surpresa desta admirável Escritora  cachoeirense a serviço da Cultura.  (Consta meu nome entre grandes nomes da Pintura de C.Paulista ).
1984/85 : Início de aprimoramento do óleo s/tela sob orientações da professora Lieje  Joelson Kripka(Bélgica), da Escola Universal de Pintura. (r. Quintino Bocaiúva, centro/SP). Renomada retratista da capital de SP .
1986: Pelo incentivo da prof. Lieje  ,uma das minhas obras fica em exposição num dos Salões do Ibirapuera. EXPOSIÇÃO : “Pintores iniciantes” .
1993: Retorno para minha cidade natal devido problemas particulares.
1997:Participação na 15ª Semana do Artista Cachoeirense (Certificado)
(Ao todo foram 6 participações ).
2003/04 : Exposições individuais na Casa do Artesão D.Mariucha (Parque Ecologico Nelson Lorena de C.Paulista ).
2007/2008 : Selecionado para a fase Regional do Mapa Cultural Paulista,sendo um dos dois representantes de C.Paulista ,nas artes plásticas,dentre mais de 400 cidades participantes  do Est. de SP.
27/março/2011: Tomo posse na ACLA , Academia Cachoeirense de Letras e Artes,Artista Plastico, cadeira 30 ( Obs : número idêntico ao meu alvará de Embu das Artes, também matrícula nº 30. Só um detalhe !
2011 : Certificado comprovando minha participação no I Salão de Artes da ACLA , Academia Cachoeirense de Letras e Artes em Pintura e Fotografia .
2012: Eleito por aclamação Editor artístico da ACLA.
2013:Exposição individual na Câmara Municipal de C.Paulista, durante cerimônia dos candidatos eleitos ,Prefeito e vereadores,no pleito 2013/16.
2013: Inicio como contista e faço parte da I Antologia da Academia Cachoeirense de Letras e Artes. Um conto e duas  ilustrações.
2013 : Representando Cachoeira Paulista na SALA São Paulo,av. Paulista , em Revelando sua cidade, recebo diploma pela exposição de duas obras .
2014 : Reconhecimento estadual a nível nacional ao ser indicado um dos membros da CONBLA ,Confederação Brasileira de Letras e Artes, (S.Caetano do Sul / SP).
A indicação foi feita por Solange Galhotti (Embaixadora da Paz e Delegada Cultural pelos estados do  Paraná, Sta. Catarina e R. Grande do Sul )
Títulos e medalhas : Artista Plástico, Embaixador da Paz e Delegado Cultural por C.Paulista .
2014: Agraciado com uma coluna no Jornal local , “ O Momento “ escrevendo sobre temas culturais.
Participações com textos culturais nos jornais: Atos (Lorena) ,Jornal Vale Vivo (Lorena), Jornal o Lince ( Aparecida do Norte), Folhetim Momento de Decisão ( Silveiras), e comentários sobre datas Culturais nas Rádios Canção Nova ,  Radio Alvorada FM em Cachoeira Paulista e Radio AM Cultura de Lorena .
Imensamente grato pelo simpático bairro do CDHU,em nome de Ademir Lima,Rita Lima ,família e amigos , quando em Setembro de 2014 recebi o diploma HONRA AO MÉRITO ,como destaque em colaborar e incentivar a Cultura e os movimentos sociais para a juventude .
Na ACLA sou ocupante da cadeira nº 30 atuando como Editor artístico
eleito e reeleito  por quatro vezes .
Obrigado pela atenção queridos amigos !
Como vêem ,através desta descrição a Arte foi e ainda  vem sendo fundamental na minha vida. Devemos persistir sim,buscar o trabalho,superar obstáculos,mas jamais esquecermos a quem nos auxiliou.
Tive alunos e sempre procurei repassar algo no bom sentido ,para que prosseguissem no melhor caminho. Temos que plantar sementes,para que dê bons frutos,e graças a Deus, agradeço do fundo do meu coração a todos que convivi enquanto estudei o aprimoramento da Arte .
Consegui “colher “ os bons frutos que me ofertaram durante a carreira,ainda aluno sou grato a Deus e aos que sempre me apoiaram e me apoiam.
Imenso abraço !
“O importante não é querer fazer arte mas, sim fazer a arte “
(Pablo Picasso) .
6 de Abril de 2017



Apresenta: Tulipas




Casa de Severino Antônio Moreira Barbosa (50x80 - óleo sobre tela) por: Roberto Mendes















 Fonte: http://blogdorobertomendes.blogspot.com.br/




" Luta contra o mar " (50 X 70)- Óleo sobre tela- Pintura espatulada - Estilo Impressionista










EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA DE QUADROS NO CENTRO CULTURAL


A Exposição Artística no Centro Cultural Gertruds Schubert dos Santos está rendendo sorrisos e surpresas. As pinturas nas telas representam o talento que o Artista Plástico da ACLA, Roberto Mendes, exala em suas obras. Nessa exposição Roberto retratou as belezas rurais de Cachoeira Paulista e do Vale do Paraíba. 











Minhas Obras do Artista e Amigo



















LENDA DA MÃO FRIA
Entre os índios puris, supersticiosos como eram, havia uma índia que atendia pelo nome Maná; era filha do cacique Taboré.
Numa cerimônia religiosa da tribo, a jovem índia foi oferecida a Tupã pela pajé da aldeia. Ocorre que Mané se encontra com o jovem Catu, por quem sente imediato grande paixão e é correspondida.
Tupã não gostou dessa união e fez cair do céu uma "Mão de ouro" nos campos indígenas. Maná em um dos seus passeios pela margem esquerda do rio Surubis, deparou com a reluzente mão de ouro, foi ver o que era e, de repente, sentiu que seu corpo começava a congelar-se e afundar tão adento. Já submersa, apenas com a cabeça para fora, de seus lindos olhos duas lágrimas tristes rolaram de sua face para o chão transformando-se em uma pequenina mina d'agua cristalina que, até hoje, abastece os moradores da Margem Esquerda e adjacências. De lá para cá, o lugar passou a chamar-se Fonte da Mão Fria da Indiazinha Maná.


PROJETO DE LEI 2317 / 2018 
Dispõe sobre o reconhecimento e amparo da Fonte da Mão Fria como parte integrante do acervo como patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico, folclórico e ambiental do Município de Cachoeira Paulista -SP
De minha autoria.










REVITALIZAÇÃO DA FONTE DA MÃO FRIA, UMA PARCERIA ENTRE LEGISLATIVO, EXECUTIVO E ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DE BAIRRO.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário