Páginas
- Página inicial
- Função do Vereador
- Assessoria Parlamentar
- Vídeos Sessão Ordinária
- Projeto de Lei
- Audiência Pública Temática
- Moção de Congratulação
- Indicações
- Mesa Diretora
- Biografia
- Arte e Cultura
- História de nossa Cidade
- Pontos Turísticos
- Gabinete Virtual
- A Voz do Povo
- Amizade
- Curiosidades
- Dicas Incríveis
- Dicas de Saúde
- # Faça a Diferença
- Fotos
- Laços e Campanhas
- Meus Vídeos
- Ofícios
- Publicações
- Requerimentos
- Sites
- Você sabia?
- Dicas de Leitura
- Saiba mais....
- Fale Conosco
- # Tribuna livre
- Projeto Decreto
- Agenda
- Que dia é hoje?
- CROSS
- Momento de Reflexão
- Entretenimento
- Utilidade Pública
segunda-feira, 25 de junho de 2018
Informativo: Butantan consegue patente para produção da vacina contra dengue
Com registro concedido nos Estados Unidos, Instituto poderá exportar tecnologia da vacina para o hemisfério Norte
O Instituto Butantan, responsável pelo seu desenvolvimento e pesquisa da vacina contra dengue, conseguiu patentear a produção da dose nos Estados Unidos. Com o registro do Escritório Americano de Patentes e Marcas (USPTO, em inglês), o projeto ganhará ainda mais visibilidade internacional.
A entidade, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, poderá, por meio dessa conquista, exportar a tecnologia ao hemisfério Norte, que também vem enfrentando casos de dengue e irá demandar a vacina. Diante disso, o Instituto se coloca na vanguarda desse processo.
“A patente obtida nos Estado Unidos demonstra o nível de excelência do Butantan, no panorama internacional, comparável aos melhores centros do mundo graças à competência obtida no desenvolvimento desta vacina”, celebra o diretor do órgão, Dimas Tadeu Covas.
Desde o início, o investimento da pesquisa partiu da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). A terceira fase do estudo clínico, que começou em 2016, é realizada em 14 centros de pesquisas espalhados por todas as regiões do país e totaliza 17 mil voluntários.
O objetivo nesta etapa, dessa forma, é comprovar a eficácia do composto na proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Por enquanto, os testes mostram que ele será seguro para pessoas de 2 a 59 anos. Assim que finalizada, o Instituto estará apto para pedir o registro à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Vamos continuar buscando soluções inovadoras para saúde pública e para o SUS. (Além da vacina,) não podemos nos esquecer do nosso principal instrumento, que é combater o mosquito. Felizmente, as taxas de proliferação caíram bastante e tendem a cair ainda mais com o inverno”, comenta o secretário de Estado da Saúde, Marco Antonio Zago.
Festas juninas: os perigos e riscos dos balões e fogos de artifício
O mês de junho é um dos mais esperados do ano por causa das festas de São João (data celebrada precisamente no dia 24 de junho) características da época, não por acaso chamadas “juninas”.
É quando a família, os amigos e a comunidade se reúnem para dançar quadrilha, confraternizar em torno da fogueira, comer e beber todas as guloseimas típicas, como cuscuz, caldo verde, pipoca, pamonha, canjica, quentão, vinho quente, entre outras.
No entanto, nem tudo que é típico das festas juninas é necessariamente positivo. Isso vale para os fogos de artifício e, principalmente, para os balões, uma prática proibida que pode causar estragos incalculáveis. As duas coisas devem ser evitadas, como forma de prevenir acidentes e queimaduras.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, são considerados casos de grandes queimaduras aquelas que ocupam mais de 40% do corpo ou atingem locais considerados vitais, como rosto, cabeça ou tronco. Em geral, demandam internação e cuidados intensivos.
De acordo com dados analisados pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria, mais de 70% das queimaduras ocorrem em acidentes domésticos e atingem, em cerca de 40% dos casos, crianças de 0 a 9 anos. Em relação às causas de queimaduras, mais de 40% são por combustão (fogo e álcool).
Além da capital paulista, as regiões de Piracicaba, São José do Rio Preto e Vale do Paraíba concentram os tratamentos mais graves por terem unidades de referência para queimaduras.
Confira abaixo as dicas de prevenção da Secretaria da Saúde para evitar lesões nas mãos, braços, rosto ou mesmo auditivas:
– Nunca use materiais de fabricação caseira;
– Não armazene grande quantidade de fogos em um único local. Uma simples faísca pode causar um grande acidente;
– Nunca solte rojão segurando diretamente na mão. O ideal é interpor com vários rojões já usados ou varetas, deixando uma distância de pelo menos 60 cm da mão e afastado do rosto;
– Não aponte o rojão para onde há aglomeração de pessoas;
– Evite soltar fogos em proximidade com fios elétricos;
– Não se aproxime da fogueira se estiver segurando copos de vinho quente ou quentão. Como são inflamáveis, a proximidade das bebidas com as fogueiras pode resultar em acidentes;
– Se beber, não solte fogos ou mesmo brinque perto de fogueiras;
– Cuidado com a combinação crianças e biribinhas (bombinhas que estouram quando lançadas ao chão). As faíscas podem atingir substâncias com potencial para incêndio, como o álcool utilizado para iniciar o fogo das fogueiras, e provocar acidentes;
– No caso de queimaduras e bolhas, lave o local com água corrente e limpa, cubra com um pano limpo (uma toalha ou uma fralda) e procure ajuda médica;
– Não aplique, de maneira nenhuma, qualquer outra substância sobre a queimadura como pomadas, pasta de dente, pó de café, entre outros;
– No caso de queimaduras das vias respiratórias por inalação de fumaça em alta temperatura, procure um local aberto e arejado e acione o serviço de resgate. Evite ingerir água, leite ou qualquer outro tipo de bebida antes de uma avaliação médica;
– Por fim, em caso de acidente com fogo, mantenha a calma e ligue 193 para falar com o Corpo de Bombeiros.
Fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/festas-juninas-os-perigos-e-riscos-dos-baloes-e-fogos-de-artificio/
INFORMATIVO: SECRETARIA DE SAÚDE COMUNICA: CAMPANHA DE VACINAÇÃO SE ESTENDE NO MUNICÍPIO
A Secretaria Municipal de Saúde por meio do setor de imunizações comunica que a Campanha de Vacinação contra a Gripe prossegue em Cachoeira Paulista, no decorrer dessa semana, de 25 à 29 de junho, incluindo crianças de 5 a 9 anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.
A Vacinação continuará no decorrer dessa semana, nos Postos de Saúde (ESF’s) do município e no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), das 8h às 16 horas.
Obs: Quarta-feira (27/06) o atendimento será das 8h às 14h, devido ao jogo do Brasil na Copa do Mundo.
Fonte: http://cachoeirapaulista.sp.gov.br/home/secretaria-de-saude-comunica-campanha-de-vacinacao-se-estende-no-municipio/
Assinar:
Postagens (Atom)