MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE
Antes de mais nada é importante nós lembrarmos de que o combate à dengue é uma responsabilidade dos governos, sejam eles da esfera federal, estadual ou municipal e da coletividade.
A coletividade deve participar das atividades que visem o combate à dengue, pois só a atuação conjunta do governo e da população levarão ao controle da doença em nosso município.
O nível municipal deve montar um sistema de vigilância epidemiológica da doença e um sistema de controle do mosquito, tendo para isto financiamento das ações pelo Ministério da Saúde. O nível estadual é responsável pela coordenação da Vigilância Epidemiológica e responsável pelo diagnóstico laboratorial, medidas de controle em casos de epidemia, capacitação de pessoal para o trabalho de vigilância epidemiológica e controle e pesquisas na área.
Todos devem contribuir no controle da dengue, eliminando os criadouros do Aedes aegypti, da seguinte maneira:
- cobrindo ou furando pneus;
- usando areia grossa em pratos de vasos de flores;
- ensacando e jogando no lixo vasilhames que possam acumular água;
- virando de boca para baixo garrafas vazias;
- tampando as caixas de água, etc.
Tratamento:
Não há tratamento específico para a doença.
No nosso Município os Agentes epidemiológicos continuam com suas visitas domiciliares, em busca de combater os focos de dengue. Os Agentes estão espalhados por todos os bairros, fazendo a vistoria e orientando os moradores. Vamos fazer a nossa parte colaborando com os funcionários, seguindo as orientações e permitindo a entrada desses com identificação . Assim conseguiremos manter nossa cidade longe do perigo.
Fonte: http://cachoeirapaulista.sp.gov.br/home/vistoria-da-dengue/