quarta-feira, 24 de maio de 2017

Cachoeira Paulista recebe Projeto Douradinho





A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira Paulista receberá no dia 29 de maio,  às 08h, na EMEF. Prof. Joaquim Monteiro da Silva, a visita do Projeto Douradinho.
O Projeto Douradinho é um programa cultural de educação ambiental apoiado pelo Ministério da Cultura e este ano atuará presencialmente em 35 municípios de vários estados.
Cachoeira Paulista receberá gratuitamente 164 livros “Amiga Lata, Amigo Rio” e cartilhas pedagógicas para serem distribuídas em escolas públicas. O município também receberá a visita do autor Thiago Cascabulho.

Conheça mais sobre o Projeto Douradinho no site www.projetodouradinho.com.br



Fonte: http://cachoeirapaulista.sp.gov.br/home/cachoeira-paulista-recebe-projeto-douradinho/






Visita ao Teatro Municipal de Cachoeira Paulista



Ontem dia 23/05/2017, eu Ver. Dimas Barbosa e os demais Vereadores: Vica Ligabo, Nenê do São João Prof. Danilo, Agenor do Todico, Thales Satim, Aldeci Baianinho, acompanhados do Secretário da Cultura: Marquinhos Pereira, do Diretor Cultural: Alexandre Neto, e dos Técnicos da Engenharia Municipal: Engº João Savino, Engº Anderson, Arquiteto Silvio Felizardo e do Projetista Fabio, fizemos uma visita no Teatro Municipal com o objetivo de rever e atualizar o Projeto de Reforma do mesmo com verbas próprias e verbas a ser pleiteada junto  a Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Recuperar esse patrimônio é um dever e um direito de todos nos cachoeirenses. Eu, pelas mãos do saudoso Jairo Ramos, me apresentei neste templo de nossa cultura, e tudo farei para contribuir pela sua recuperação.




























24 DE MAIO - DIA DO VESTIBULANDO




A vida de um vestibulando não é fácil. A pressão vem de todos os lados, dos pais, amigos e escola, e até de si próprio, já que o seu futuro pode depender de um bom desempenho no vestibular. Essa fase também representa uma mudança da adolescência para a vida adulta e com ela vêm as maiores responsabilidades. Para homenagear esses estudantes foi criado o Dia do Vestibulando, comemorado em 24 de maio.
Os primeiros vestibulandos apareceram no início do século XX, quando o crescimento de candidatos interessados em ingressar na universidade exigiu a criação de processos seletivos. A partir de 1911 os vestibulares se tornaram obrigatórios para entrada no ensino superior e, logo depois, a prova oral foi substituída pelos exames escritos.
Entre a década de 10 e 20 surgiram as primeiras universidades no Brasil, como a Universidade do Paraná e a Universidade do Rio de Janeiro, atualmente federais (UFPR e UFRJ). Essas instituições surgiram principalmente através da união de Escolas Politécnicas e faculdades de Medicina, Ciências Jurídicas, Ciências Sociais e Letras. Desde essa época os cursos mais concorridos eram de Direito e Medicina, com destaque também para a Filosofia.
No início da década de 30 foi criada a Universidade de São Paulo (USP), a mais reconhecida instituição de ensino superior do Brasil. A demanda pelos cursos da USP exigiu a criação de uma fundação para organizar o seu processo seletivo, o que aconteceu em 1976 quando surgiu a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). O primeiro vestibular da Fuvest reuniu 92.461 vestibulandos, uma marca impressionante até para os dias atuais.
Enem
Nos últimos anos o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem tomado o lugar de alguns vestibulares, principalmente das universidades federais. A maioria dos participantes do Enem é vestibulando e passa o ano se preparando para uma das provas mais cansativas que existe. O Enem é realizado em dois dias e impõe aos participantes uma redação e 180 questões objetivas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Ciências Exatas e Linguagens e Códigos.
Atualmente, cerca de 8,3 milhões de estudantes estão no ensino médio, ou seja, atuais ou futuros vestibulandos. Esse também é o número de pessoas que se inscrevem no Enem para, entre outras coisas, conseguir uma vaga em universidade pública através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os vestibulandos também podem fazer o Enem para conseguir bolsa ou financiamento em faculdade privada.
Todas as informações sobre vestibular e Enem estão disponíveis no Vestibular Brasil Escola.
Por Adriano Lesme
Graduado em Jornalismo

5 segredos da felicidade, segundo o 'homem mais feliz do mundo'





O monge budista Matthieu Ricard é a "pessoa mais feliz do mundo".
Esse título foi dado por cientistas da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, que estudaram seu cérebro.
Eles descobriram que Ricard produz um nível de ondas cerebrais de gama sem precedentes na literatura científica.
Essas ondas estão ligadas à capacidade de atenção, consciência, aprendizado e memória.
Além disso, Ricard manifesta um nível de atividade no seu córtex pré-frontal esquerdo bem acima do direito, o que reduz sua propensão à negatividade, explicaram os pesquisadores.
“Felicidade não é a busca infinita por uma série de experiências prazerosas. Isso é uma receita para a exaustão”, diz o monge tibetano.
Mas qual é, na visão dele, o segredo para tanta felicidade? Aos 70 anos, Ricard dá cinco conselhos.

1. Defina o que é felicidade

“Felicidade é um jeito de ser. É um estado mental ótimo, excepcionalmente saudável, que dá a você os recursos para lidar com os altos e baixos da vida.”

2. Seja paciente

“Não seja como uma criança que faz pirraça. ‘Eu quero ser feliz agora’, isso não funciona. A fruta amadurece com paciência e vira uma fruta e uma geleia deliciosas. Você não pode fazer isso com uma fruta verde. Leva tempo cultivar todas aquelas qualidades humanas fundamentais que geram bem-estar.”

3. Saiba que você pode treinar sua mente

“O que você fizer vai mudar seu cérebro. Se você aprender malabarismo, a mergulhar ou a esquiar, seu cérebro vai mudar. Da mesma forma, se você treinar sua concentração, se você treinar para ter mais compaixão, se você treinar para ser mais altruísta, seu cérebro vai mudar, você será uma pessoa diferente. Todas essas habilidades podem ser aprendidas, assim como tocar piano ou jogar xadrez.”

4. Pratique pouco e com frequência

“É como quando você rega as plantas no seu apartamento. Você precisa regar um pouco todos os dias. Se você derramar um balde uma vez por mês, a planta vai morrer. É melhor fazer sessões curtas de meditação com frequência do que uma muito longa de tempos em tempos, porque o processo de neuroplasticidade não será ativado ou mantido.”

5. Não deixe o tédio desencorajá-lo

“Devemos perseverar, porque, às vezes, quando está chato é que uma mudança de verdade ocorre. A regularidade é uma das grandes dicas de meditação e treinamento mental para se tornar uma pessoa melhor, mais feliz e mais altruísta.”

VEM AI O VARAL SOLIDÁRIO



O Fundo Social de Solidariedade estará realizando de segunda a sexta feira,  à partir das 18:00 Horas o Varal Solidário. O objetivo é ajudar as famílias carentes do município com doações de roupas e calçados de uma forma diferente onde o doador pode trocar as peças ou simplesmente fazer a doação. Em uma conversa com  Ádila Marlene, presidente do Fundo Social de Solidariedade, “ O Varal Solidário, ajuda quem precisa, e beneficia quem doa trocando suas doações por outras roupas que estarão expostas no varal”. O Varal Solidário começa na próxima segunda feira dia 29 de maio, na Secretaria de Assistência Social, na Rua Bernardino de Campos, 88, centro.


Prefeitura Municipal de Cachoeira Paulista
Secretaria de Assistência Social
Assessoria de Imprensa