“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Por isso, a excelência não é um ato, mas sim um hábito.”
- Aristóteles
Todos nós gostaríamos de fazer alterações positivas nas nossas vidas, criar e manter hábitos que mudariam, para melhor, o nosso dia-a-dia… mas por onde começar? Que hábitos são esses? Esta não é uma pergunta fácil, mas na tentativa de o ajudar a começar a formar novos hábitos que podem mudar a sua vida para melhor, escolhemos sete.
Hábitos novos, vida nova
A ideia não é seguir, à letra, cada um destes sete hábitos, mas sim escolher um ou dois que podem ter um impacto profundo na sua vida, melhorando-a substancialmente. Depois, se quiser continuar a adotar mais hábitos, força. Se não, concentre-se naqueles que já abraçou. O importante é trabalhar para os implementar e manter. Mas antes, uma pequena lista sobre como desenvolver novos hábitos, que é tão importante como mantê-los:
- Implemente um desafio de 30 dias onde se concentra apenas num novo hábito.
- Coloque esse desafio/hábito preto no branco, escrevendo ainda quais as suas motivações, obstáculos esperados e estratégias para os ultrapassar.
- Dedique-se a 100%, de preferência publicamente.
- Registe o seu progresso.
- Dê a conhecer o seu progresso diariamente e, de preferência, publicamente.
- Tenha um amigo/comunidade de apoio para os momentos mais difíceis, seja real ou virtual.
- Recompense-se por cada vitória.
- Se falhar, perceba o que correu mal, delineie uma nova estratégia e tente outra vez.
7 hábitos que podem mudar a sua vida
- Pensamento positivo. Este é um dos hábitos fundamentais da vida, até porque irá ajudá-lo a formar outros hábitos igualmente importantes. É lógico que o pensamento positivo sozinho não o vai indicar o caminho do sucesso, mas é um trunfo poderoso em termos de motivação, para que possa concretizar as coisas necessárias para triunfar. Os pensamentos negativos estão intimamente ligados ao fracasso, ao invés dos pensamentos positivos que o ajudam a ver o mundo de outra maneira e a conquistar aquilo que mais quer. Ao focar-se primeiro neste hábito, a adoção de outros torna-se mais fácil. Como fazer? Esteja consciente dos seus pensamentos e autocríticas negativas, anotando-as cada vez que aparecerem – depois, analise as circunstâncias em que mais vezes ocorrem, para as poder eliminar. Com o tempo, será muito fácil converter o negativo em positivo.
- Exercício físico. Todos nós sabemos que o exercício físico é uma peça chave para corpo e mente sã e, consequentemente, para uma vida saudável e equilibrada. E de que forma é que este hábito pode alterar vidas? De várias:
- Faz-nos sentir melhores connosco próprios, mais confiantes – o que leva invariavelmente a mais sucesso e a outras mudanças igualmente positivas.
- Reforça o hábito do pensamento positivo – terá de pensar positivamente para manter um regime de exercício físico.
- Diminui os níveis de stress e proporciona-lhe tempo de qualidade para pensar e/ou meditar – o que proporciona um maior bem-estar mental e emocional na sua vida em geral.
- Incentiva e potencia a criatividade – curiosamente, as sessões de exercício físico são momentos que favorecem o brainstorming e a criação de boas ideias.
- Uma tarefa de cada vez. O “single-tasking” é, obviamente, o oposto do “multi-tasking”, ou seja, em vez de tentarmos sempre fazer mil e uma coisas em simultâneo, vamos concentrar-nos numa tarefa de cada vez. E isto vai mudar a sua vida como? De várias e importantes maneiras:
- Será mais eficaz com cada tarefa que iniciar e, no final, conseguirá fazer mais e melhor. É muito difícil concretizar objetivos relevantes se estiver constantemente a “saltar” de uma tarefa para a outra, sendo distraído por outras coisas “urgentes”.
- Em geral, andará menos stressado e os seus dias revelar-se-ão mais felizes.
- Concentre-se apenas num objetivo. Da mesma forma que é mais eficaz concentrar-se numa tarefa ou num hábito de cada vez, o mesmo raciocínio é aplicável aos grandes objetivos da nossa vida. Embora possa não parecer, concentrar-se exclusivamente num único objetivo é a forma mais infalível de o concretizar. Ao tentar realizar demasiados objetivos em simultâneo estará a dispersar a sua energia e concentração – dois elementos críticos para a materialização dos seus sonhos. Digamos que tem 5 objetivos para alcançar – escolha um e dedique-se unicamente a esse. Faça algo todos os dias para chegar mais perto da meta final, se necessário divida esse objetivo em mini-objetivos, que são mais fáceis de realizar… e assim sucessivamente, até conseguir tornar o seu sonho realidade. Depois, passe para o próximo objetivo. Porém, existem objetivos que são contínuos – como ir ao ginásio todos os dias ou atualizar o blogue – nesses casos, concentre-se em transformá-los em hábitos.
- Elimine o que não é essencial. Em primeiro lugar, identifique o que é essencial – ou seja, as coisas mais importantes na sua vida, aquelas que mais ama e que não imagina viver sem. Depois, analise a sua vida e elimine todo o resto – o supérfluo pode estar relacionado com a casa, carro, trabalho, compromissos semanais ou mensais, entre outros. Este processo tornará a vida mais simples, onde será mais fácil focar-se naquilo que é essencial, naquilo que lhe é mais querido.
- Generosidade. Sim, a generosidade é um hábito que pode ser cultivado. Concentre-se na bondade todos os dias durante um mês e verá alterações profundas na sua vida. Sentir-se-á melhor enquanto ser humano, verá como as pessoas à sua volta o vão tratar diferente, com igual carinho. Como desenvolver a generosidade enquanto hábito? Tenha como objetivo fazer algo bom por alguém todos os dias – pode ser planeado ou instintivo. Em segundo lugar, sempre que interagir com pessoas ao longo do seu dia, procure ser simpático, generoso e compreensivo. Em terceiro lugar, tente estender toda essa bondade para gestos maiores, como o voluntariado ou ajudar diretamente quem é mais necessitado.
- Rotina diária. Um dos hábitos mais simples é a criação de uma rotina diária, uma rotina que fará toda a diferença na sua vida. As melhores rotinas são aquelas que utilizamos para começar ou acabar o nosso dia, quer seja na esfera pessoal ou profissional: para quando acordamos, para quando começamos a trabalhar, para terminar o dia de trabalho, para terminar a noite. E todas estas rotinas vão ser benéficas para a minha vida? Sim. Irão ajudá-lo a começar os seus dias da melhor forma possível e terminá-los já preparado para o dia seguinte. As rotinas são cruciais para implementar todos esses hábitos produtivos que quer e que precisa para concretizar os seus sonhos, mas também contribuem para ajudá-lo a concentrar-se naquilo que é realmente importante e não apenas nas coisas que surgem inesperadamente. Vão ajudá-lo a certificar-se que faz tudo o que pretende, da melhor forma possível, todos os dias. E isso pode ter um enorme significado na vida de alguém.
Fonte: http://estadozen.com