Para acelerar a economia nacional, o programa Jovem Aprendiz é um projeto do Governo Federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) com o objetivo de qualificar cada vez mais cedo os profissionais para o mercado de trabalho.
O programa é composto por curso de aprendizagem gratuito com duração de até 2 (dois) anos. Durante este período o aprendiz receberá ensinamentos teórico (sala de aula) e prático (dentro da empresa contratante).
O Programa Jovem Aprendiz, possui a Lei de Aprendizagem. A mesma determina as regras de contratação do jovem aprendiz.
Além disso, determina que as empresas de médio e grande porta, possuam um porcentagem equivalente a 5% e 15% de jovens aprendizes em trabalho e/o estágio, sendo que estes demandem alguma função dentro da empresa.
Afinal, O que é ser um Jovem Aprendiz?
Para deixar todas as regras do programa bastante clara para você, nosso leitor, ser um Jovem Aprendiz 2018 é algo bastante gratificante, mas por outro lado, exige muita responsabilidade! Ao se candidatar a uma das oportunidades, você estará demonstrando um enorme interesse para:
- Aprender e se qualificar em uma determinada profissão;
- Conhecer, conviver e respeitar pessoas com pensamentos e atitudes diferentes das suas;
- Se dedicar ao máximo para entregar sempre os melhores resultados;
- Despertar o seu lado crítico e ao mesmo tempo criativo, para o desenvolvimento próprio e também da empresa contratante;
- Aceitar e ser grato as críticas positivas e saber lidar com as críticas negativas.
- Sabe-se que ser um Aprendiz Legal 2018 ou mesmo um funcionário efetivado não é uma tarefa fácil, porém construir diariamente essas ações levará você a obter independência financeira e, acima de tudo, o sucesso profissional!
Como é o trabalho do Jovem Aprendiz?
Como o programa todo é embasado na Lei do Jovem Aprendiz, todos os processos que envolvam a empresa (contratante) ou o estudante (contratado) são mediados pelas cláusulas promovidas anteriormente pelo Governo Federal. Por isso, somente empresas sérias e boas recomendações são conveniadas pelo projeto.
Ao ser pré-selecionado, o estudante passará por algumas fases antes de fechar o seu contrato, entre elas:
- Entrevista em grupo;
- Entrevista individual;
- Entrega de documentos comprovatórios (para questão de cadastro);
- Teste psicológico;
- Exames de saúde.
Ao concluir todas essas fases, o Jovem Aprendiz precisará passar por um processo de aprendizagem, conhecido como curso de capacitação. Ao fim dessa fase, os participantes serão escolhidos para trabalharem em diferentes setores, geralmente são:
- Setor Administrativo;
- Setor logístico;
- Atendimento ao cliente.
Quem pode se tornar um Jovem Aprendiz?
Apesar de ser um programa dedicado aos jovens brasileiros, é necessário seguir alguns requisitos básicos para realizar a sua inscrição em uma das oportunidades para trabalhar como um Jovem Aprendiz, por isso é importante que você tome conhecimento de algumas delas.
Confira abaixo:
- Possuir idade entre 14 e 24 anos;
- Estar matriculado nos cursos de Ensino Fundamental ou Ensino Médio (preferencial colégios da rede pública ou privada com o benefício da bolsa-integral);
- Preferência para jovens de baixa renda; (requisito não obrigatório);
- Possuir carga horária disponível de 4 à 6 horas diárias;
- Não ter nenhum registro profissional anterior em sua carteira profissional.
Além disso, alguns diferenciais podem viabilizar a vaga para você! Para isso você precisa estar por dentro das seguintes dos atributos mais procurados pelos recrutadores:
- Conhecimento básico ou intermediário em Informática (Pacote Office);
- Organizar um bom currículo, sem erros gramaticais ou informações falsas;
- Ter boas notas e resultados na escola ou curso que esteja fazendo por fora do programa Jovem Aprendiz 2018.
Algumas empresas preferem contratar jovens aprendizes que esteja entre 23 e 24 anos (idade máxima para contratação), pois, em alguns casos elas acham que os mesmos estejam mais preparados. Por isso, se você tem entre essas idades, deve ficar mais atento às vagas de Jovem Aprendiz.
Quais benefícios Jovem Aprendiz são oferecidos?
O trabalho é a forma mais digna de mudar a sua situação atual e alcançar o sucesso! Pensando nisso, o Governo Federal incentiva a contratação de jovens para empregos de meio período, para não influenciar em nada nos seus estudos.
Com o cenário econômico nacional do jeito que anda, a expectativa da abertura de vagas para Jovem Aprendiz é realmente de se encher os olhos! Pois ao ser selecionado para participar do programa, você poderá obter as seguintes vantagens:
- Vale-Refeição;
- Vale-Transporte;
- Vale-alimentação;
- Férias remuneradas;
- 13º salário;
- FGTS;
- Salários concordantes ao mercado de trabalho;
- Assistência médica e odontológica.
Em alguns casos, as empresas ainda afirmam ter uma enorme possibilidade do jovem ser efetivado em um bom cargo após o termino do seu período como Aprendiz.
Mas, acima de todos os benefícios já citados pelo programa Jovem Aprendiz, está a possibilidade dos estudantes obterem diferentes experiências profissionais em médias ou grandes empresa. Algo que fará muita diferença nas suas futuras contratações no mercado de trabalho!
Vagas de Jovem Aprendiz 2018
As mais diferentes empresas nas mais diversas áreas do mercado de trabalho, vivem com vagas abertas para Jovem Aprendiz.
A procura dos jovens por vagas de aprendizes, é muito grande. Chega a ser tão grande, que as empresas costumam deixar o processo seletivo aberto por tempo indeterminado.
Essas empresas buscam por jovem para preencher as vagas de:
- Atendente;
- Caixa;
- Atendimento de balcão;
- Assistente administrativo/escritório;
- Entre outros.
Como se cadastrar no Jovem Aprendiz 2018?
Para se cadastrar nas vagas do Jovem Aprendiz 2018, basta apenas que você tenha acesso à internet. O procedimento é feito unicamente no site da empresa desejada.
Acesse e Confira: