Você sabia?


























































Como um projeto vira lei




Um projeto de lei pode ser proposto por um vereador, por vários vereadores ou pelo
prefeito. (Também pelos cidadãos, mas vamos ver os detalhes mais adiante). Um
projeto de lei pode tratar de várias coisas: pode dar nome a uma rua, firmar um
convênio entre o Município e uma entidade, até estabelecer qual será o orçamento
(quanto será arrecadado e quanto será gasto pela administração municipal) do ano
seguinte.

O projeto de lei deve, em primeiro lugar, ser protocolado na secretaria da Câmara.
Então, ele passa pela assessoria jurídica, que analisa a legalidade e
constitucionalidade do projeto, e depois passa pelas comissões – começando, como
vocês já sabem, pela Comissão de Constituição de Justiça.

Depois de receber o parecer das comissões, o projeto é apreciado por todos os
vereadores, que falam sobre ele na sessão plenária. Os vereadores então votam para
aprová-lo ou não. O projeto deve ser votado duas vezes, em duas sessões diferentes.

Depois de votado duas vezes, se aprovado, o projeto é enviado ao prefeito. O
prefeito analisa o texto e, se concordar com ele, sanciona (assina) e manda
publicar. É assim que o projeto se torna uma lei. Mas se o prefeito não concordar
com ele, pode vetá-lo. O veto do prefeito é analisado pelos vereadores, que podem
derrubá-lo ou aceitá-lo. Se os vereadores derrubarem o veto, o projeto vai se tornar
lei. Mas se os vereadores aceitarem o veto, o projeto é arquivado.
Como participar?

Os cidadãos que não forem eleitos vereadores nem prefeito também podem apresentar
projetos de lei. Mas não é possível apresentar um projeto sozinho: é preciso ter
apoio de ao menos 5% do eleitorado do Município. Esses são chamados projetos de lei
de iniciativa popular.

Ao receber o requerimento para apreciação do projeto, a Câmara Municipal irá
verificar se os requisitos foram cumpridos. Se está tudo certinho, o projeto irá
tramitar (passar pelas fases necessárias) como todos os outros.

Mas há outra diferença: os projetos de lei de iniciativa popular rejeitados pela
Câmara não são descartados na hora. Eles podem ser submetidos a referendo (votação), se 10% do eleitorado pedir. Os resultados das consultas referendárias serão
promulgados pela Mesa da Câmara Municipal.

Além disso, todo mundo, eleitor ou não, pode assistir às sessões. E, claro, dá para
acompanhar o trabalhos dos vereadores por meio desse site e da TV Câmara - Canal 16 da NET. É importante ficar de olho, cobrar e dar sugestões, pois estamos falando d
a qualidade de vida de nossa cidade.

Fonte: http://portal.camaranh.rs.gov.br/camara/camara-para-todas-as-idades/como-um-projeto-vira-lei









Educação dos filhos: A importância de impor limites















Os pais precisam entender a importância de impor limites para a formação da personalidade dos filhos, algumas reflexões podem suscitar esse aprendizado.


  • No passado havia uma distância muito grande entre pais e filhos, a educação era muito rígida e severa, composta por limites castradores e, não raramente, castigos corporais e humilhantes. Com o tempo, felizmente, muitas mudanças se operaram nessa relação e os pais gradualmente foram se aproximando de seus filhos.
    O problema é quando os pais se tornam antirrepressivos e têm dificuldades para impor limites aos filhos. Então deixam que seus filhos façam o que querem, passem da conta e se tornem indisciplinados e arredios a qualquer determinação dos adultos. Do autoritário ao permissivo, dois comportamentos radicais e nocivos para a educação.

Atenção

  • Crianças e adolescentes sem limites, não se sentem amados. É algo como um sentimento de que os pais não se importam com eles, já que não se importam com o que eles fazem. Inseguros afetivamente usam do mau comportamento para chamar a atenção dos pais. Segundo o psiquiatra Içami Tiba, em seu livro 'Disciplina, limite na medida certa':"Uma criança satisfeita dá liberdade para os pais. Estando insatisfeita, exige atenção o tempo inteiro".


Ação conjunta

  • É imprescindível que os pais ajam em sintonia na educação dos filhos; o casal precisa planejar as orientações que eles deverão seguir. Isso fará com que os filhos sintam uma confiança inabalável, assim, irão crer que podem contar com o amor e o apoio dos pais. Essa ação conjunta é sentida pelos filhos como expressão da grande importância que eles possuem na vida dos pais.

Medida certa

  • Bom senso é sempre a medida certa e é fundamental na educação. Segundo Içami Tiba, no livro citado acima: "O leite alimenta o corpo. O afeto, a alma. Criança sem alimento fica desnutrida. Criança sem afeto entra em depressão". Crianças que ficam soltas demais tendem a se perder, a ficar sem referência. Assim, muito carinho aliado a um tratamento disciplinador, com limites claros e bem estabelecidos promove a segurança emocional que os filhos precisam.


Confiança

  • O filho precisa ser convencido de que é amado e a disciplina é uma grande ferramenta. Estabelecendo regras, rotinas e desenvolvendo um vínculo saudável com os filhos, eles entenderão que não terão que apelar para revolta no sentido de chamar atenção e ganhar afeto. Dessa forma, não se sentirão ainda tentados a usar de meios autodestrutivos para chamar a atenção, tais como os vícios de modo geral. A confiança, juntamente com o amor, é o elo que deve prevalecer na relação pais e filhos.

Assertividade

  • Num momento os pais dizem "sim", em outros "não"; primeiro aceitam, depois mudam de ideia. Os filhos não entendem porque uma hora podem e outra não e passam a desrespeitar as determinações dos pais. Os limites fazem parte da construção de todo indivíduo, mas os pais precisam estar atentos para utilizá-los de forma assertiva.
    Os limites ajudam a formar a estrutura da personalidade dos filhos e, por tamanha importância, devem ser aplicados com todo cuidado. Mas nisso existe outro fator relevante, os pais nunca devem se esquecer de que os filhos aprendem por imitação e, portanto, eles devem exemplificar os limites que impõem. Coerência é fundamental!







Significado de Ovo Da Páscoa




Ovo da Páscoa é um símbolo pascal. Ambas as palavras provêm do Latim, que são: ovus e pascha (que vem do Grego paskha, do Hebraico pesach e do verbo pasah), que significam, respectivamente, “ovo” e “festividade da Páscoa”.
O significado de Ovo da Páscoa está relacionado com a religião cristã, pois de acordo com ela, o ovo é visto como um símbolo da vida e do nascimento.
O ovo da Páscoa é feito de chocolate, podendo ser oco, recheado com bombons ou mesmo com surpresas.
É claro que o ovo é um símbolo usado antes mesmo do Cristianismo. Muito antes do nascimento de Cristo, o ovo representava a fertilidade – a troca de ovos acontecia no Equinócio da Primavera, celebrando o fim do inverno. Durante esse costume, os ovos eram cozidos e decorados com desenhos que procuravam lembrar as plantações, bem como outras ilustrações relacionadas à colheita: essa atitude tinha como ideia a esperança de fertilidade do solo, torcendo por colheitas fartas.
Em regiões do Mediterrâneo, Leste Europeu e Oriente, a troca de ovos era muito comum.
Após a Páscoa cristã começar a ser comemorada, a cultura de trocar ovos se tornou um costume, também praticando a pintura na casca com imagens de Maria e Jesus. Aqui, o ovo representa também a Ressurreição de Jesus Cristo e a esperança de uma nova vida para a humanidade.
Não se sabe corretamente a data da origem dos ovos de chocolate, porém alguns estudiosos acreditam que possa ter surgido após o século XVIII, na França. Outros ainda afirmam que a revolução da indústria do chocolate (ocorrida no século XIX, na Inglaterra) possa ter dado o incentivo que era necessário para tornar os ovos de Páscoa populares.
O ovo de chocolate é o maior símbolo da Páscoa atualmente, sendo dado como presente para familiares e amigos – em especial para as crianças – durante os festejos da Páscoa.
Atualmente, diversos países possuem tradições diferenciadas para comemorar a Páscoa e incluir os ovos de chocolate na celebração.
Nos Estados Unidos, por exemplo, há uma tradição que ocorre no jardim presidencial da Casa Branca desde 1878, por meio do presidente Rutherford B. Hayes: crianças de todo o país norte-americano correm atrás de ovos da Páscoa escondidos pelo extenso local. O nome desta celebração é “Easter Egg Roll” (que em tradução significa “Corrida de Ovos de Páscoa”).
Muitas famílias ao longo do país adotaram como tradição esconder ovos de Páscoa pela casa e convidando as crianças da vizinhança para proporcionar maior integração entre as pessoas.
No Reino Unido, as crianças também procuram os ovos de Páscoa que foram escondidos durante a noite do Domingo de Ressurreição.
Outros países que adotam atividades diferentes são a Escócia, Alemanha e Áustria.










O Alzheimer não é só genético, depende também da vida que levamos.





O Alzheimer costuma ser bastante associado a fatores genéticos. Porém, eles não são a única (e talvez nem mesmo a principal) causa da doença. Estudos estimam por exemplo que 50% dos pacientes que hoje convivem com o Alzheimer poderiam não ter desenvolvido o problema caso tivessem levado uma vida diferente.
É o que mostra o neurologista Fabiano Moulin em um vídeo divulgado pelo canal do Youtube da Casa do Saber. Fabiano é membro da Academia Brasileira de Neurologia e especialista em neurologia da cognição e do comportamento e explica como nossos hábitos interferem no desenvolvimento da doença.
Segundo ele, um dos principais responsáveis pelo Alzheimer é a maneira como nossa sociedade se organiza. O especialista lembra que coisas simples como realizar atividades físicas ou evitar comer carboidratos simples podem diminuir as chances de desenvolver Alzheimer em até 50%, enquanto aprender uma segunda língua retardaria o aparecimento da doença em cinco anos.






Fonte: http://www.vocesabia.net/saude/o-alzheimer-nao-e-so-genetico-depende-tambem-da-vida-que-levamos/




É possível um pinguim morrer de frio?




Para muitos de nós, gelo e pinguins, são uma combinação perfeita. Não é atoa que os pinguins são um dos animais mais simbólicos da Antártida. A resistência as baixas temperaturas dessas pequenas aves surpreendem, mas será que é possível um pinguim morrer de frio?
Bem, para começo de conversa é necessário saber que apenas 4 das 18 espécies existentes de pinguins vivem no ‘friozão’. Essa ideia que nós temos, de que o pinguim vive apenas no gelo está errada.





O segredo para frear o câncer que mais mata está no nariz 




“O câncer de pulmão é o que mais mata no mundo todo, e a razão é que quase sempre o diagnosticamos tarde”, diz em seu consultório o pneumologista Avi Spira, diretor do Centro Oncológico da Universidade de Boston (EUA). “Quando os pacientes têm os primeiros sintomas e vêm ao médico, geralmente o tumor se espalhou para fora do pulmão e não há nada que possamos fazer”, lamenta.
Esse tipo de câncer mata mais de 1,5 milhão de pessoas por ano no mundo, e a Organização Mundial da Saúde prevê que sua incidência aumentará 70% nas próximas duas décadas. Esta cruenta guerra afeta desproporcionalmente os países em desenvolvimento, e para vencê-la é crucial obter um bom método de diagnóstico precoce.
A equipe de Spira há anos busca essa solução baseando-se numa ideia nova. “Cerca de 85% dos fumantes nunca desenvolvem câncer de pulmão”, recorda o médico, mas “90% dos tumores desse tipo ocorrem em pessoas que fumam”. Isto significa que há pessoas geneticamente predispostas à enfermidade, e que suas células “respondem de forma diferente ao tabaco”. “Quando você fuma, ou quando inala ar poluído, as primeiras células do seu corpo que reagem são as epiteliais, que recobrem o interior da boca, o nariz e as vias respiratórias”, explica. Nas pessoas com predisposição genética, “os genes que precisam ligar e desligar nestas células para evitar o câncer aparentemente não funcionam.”
Sua equipe desenvolveu um exame com mais de 500 genes cujo comportamento é diferente em pessoas com risco genético de câncer. O objetivo é que sirvam de alerta precoce e, talvez, ajudem a evitar mortes e também os efeitos colaterais adversos das atuais técnicas de diagnóstico.
Os primeiros resultados do exame em pacientes demonstraram que a expressão genética nas células nasais serve como biomarcador na detecção do câncer. Os resultados foram publicados há poucos dias pelo Instituto Nacional do Câncer dos EUA.
Spira estudou fumantes com alto risco de câncer, submetendo-os a exames torácicos em busca de nódulos, anomalias que poderiam ser um tumor. Quando isso acontece, pode ser feita uma cirurgia para analisar o tecido do pulmão (biopsia), uma intervenção que acarreta riscos e dá muitos falsos positivos. “Uma em cada três cirurgias acaba sendo benigna”, afirma o médico.
O novo exame é feito com amostras de DNA do interior do nariz, colhidas com um cotonete. Num primeiro momento, permitiria detectar quais pacientes têm marcadores de risco e devem fazer biopsias, e quais não.
“O próximo passo”, conta Spira, “é fazer um novo teste clínico com muito mais pacientes para validar os resultados”. Um desses ensaios já está em andamento em centenas de militares e veteranos dos EUA. “Os militares fumam mais que o resto da população e têm um risco muito alto de câncer de pulmão, então estamos fazendo um estudo analisando os nódulos e usando o teste nasal.”
O médico participou da criação de outro exame genético similar que analisa os mesmos genes, mas em células resgatadas dos brônquios com uma sonda. Já foi aprovado para uso nos EUA, mas é uma técnica que exige a realização de uma broncoscopia, o que muitos pacientes nunca chegam a fazer. A análise do DNA nasal seria mais acessível e fácil. “Talvez tenhamos os resultados em dois anos”, disse Spira. “Se funcionar, estaríamos a dois ou três anos do uso clínico.” No futuro, essa técnica poderá ser usada de forma mais generalizada, afirmam seus criadores, ajudando a reduzir a mortalidade associada à doença.
Martín Lázaro, porta-voz da Sociedade Espanhola de Oncologia Médica, comenta que é complicado conter o câncer de pulmão a tempo. “Muitas vezes o paciente não tem sintomas e, quando faz um exame, a primeira coisa detectada já uma metástase”, conta esse oncologista do Hospital Álvaro Cunqueiro, de Vigo (Galícia). Na Espanha, ao contrário dos EUA, ainda não está estabelecido que os pacientes de risco se submetam a tomografias axiais computadorizadas (TACs) de baixa emissão na região do peito, “mas certamente isso acabará sendo estabelecendo para quem fuma muito”, opina. “Este novo exame precisa ser validado com mais estudos, mas pode ser muito útil, sobretudo em pacientes que têm anomalias de difícil acesso”, ressalta.


Fonte: http://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia/o-segredo-para-frear-o-c%c3%a2ncer-que-mais-mata-est%c3%a1-no-nariz/ar-AAo9khr?li=AAggNbi&ocid=iehp





Descubra como curar uma dor de cabeça em segundos sem remédio.




Você sabia que é possível curar um dor de cabeça apenas com uma boa “massagem”? A técnica dos pontos de pressão, garante que você aperte nos locais exatos para garantir a melhora em vários tipo de dor.
É preciso treinar bastante, do contrário a dor pode até aumentar! Então assista o vídeo abaixo e aprenda a ter mãos realmente mágicas:








Fonte: http://www.vocesabia.net/saude/descubra-como-curar-uma-dor-de-cabeca-em-segundos-sem-remedio/



A Primeira Mascara de Carnaval





Você conhece a história das famosas máscaras de carnaval usadas na maior festa popular brasileira? De acordo com relatos, as máscaras foram criadas há 30 mil anos A.C. Elas eram utilizadas como ornamentos durante rituais e celebrações de povos primitivos.

Já no Egito Antigo, a máscara era empregada como um tipo de rito de passagem para a vida eterna. A tradição consistia em colocar as máscaras nos mortos.

Os povos gregos, em contrapartida, usavam suas máscaras durante cerimônias religiosas, enquanto na China o ornamento tinha a função de afastar os maus espíritos.

A máscara passou a ser um elemento de elevado valor cultural a partir do século XX, quando começou a ser usada no Teatro Oriental. No Ocidente, as peças tinham o objetivo de demonstrar emoções, como a tristeza e a alegria.

As máscaras mais famosas da história foram criadas na Itália, entre elas o Arlequim, o Pierrot e a Colombina, personagens do Carnaval de Veneza. Historiadores acreditam que o primeiro grande baile de máscaras do mundo tenha acontecido no século XV, chamado de "Ball Masquê".

Um outro registro histórico do uso de máscaras aconteceu em Veneza, em 2 de Maio de 1268. Com o tempo, as máscaras tornaram-se verdadeiros símbolos dos Venezianos, sendo peças decorativas essenciais para a cultura.

No Brasil, os famosos bailes de máscaras foram os primórdios do carnaval. Esses bailes começaram no século XIX, com forte participação da burguesia capitalista do Rio de Janeiro. Em 1830, os bailes de máscaras brasileiros só permitiam a participação de duques, condes, rainhas, reis, princesas, príncipes e condensas.

Com tanta relevância histórica não é de se estranhar que as máscaras de carnaval continuem tão populares na atualidade. Hoje, todos os grandes eventos carnavalescos do Brasil contam com o ornamento.


Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-primeira-mascara-de-carnaval.html




Do que as pessoas mais morrem no mundo hoje:





Estatísticas recentes apontam que a causa número 1 de mortes de pessoas no mundo são as doenças cardiovasculares, principalmente a cardiopatia isquêmica e o infarto. A informação é da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Confira o ranking das 10 principais causas de mortes de pessoas no mundo hoje:
10.Nascimento Prematuro – O parto antes da 37ª semana de gestação é a principal causa de morte de recém-nascidos.
9.Acidentes de Trânsito – Cerca de 3500 pessoas morrem por dia vítimas de acidentes de trânsito no mundo.
8.Diabetes – Essa é uma das doenças crônicas que mais matam no mundo.
7.Câncer nos Pulmões – O câncer de pulmão é uma doença degenerativa que causa um grande número de mortes todos os anos.
6.HIV/AIDS – Considerada a sexta maior causa de mortes no mundo, a AIDS é uma síndrome da Imunodeficiência.
5.Diarréia – A diarreia por mais de 5 dias pode levar à morte por desidratação. Cerca de 2 mil crianças morrem por dia de diarreia no mundo.
4.Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – A doença pulmonar obstrutiva crônica é uma doença respiratória progressiva, comum em fumantes com mais de 60 de idade.
3.Pneumonia – A doença é caracterizada pela infecção dos alvéolos pulmonares por fungos, vírus ou bactérias. É uma doença grave, principalmente para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
2.Infarto – O infarto agudo do miocárdio ocupa o segundo lugar entre as maiores causas de mortes do mundo.
1.Cardiopatia Isquêmica – A causa número 1 de mortes é a cardiopatia isquêmica, uma doença que provoca menor fornecimento de sangue ao coração.

Fonte: Site de Curiosidades

Coisas que não sabíamos para que servia:













Fonte: https://www.youtube.com






Fonte:  https://www.youtube.com







Fonte:  https://www.youtube.com





O que o cigarro faz no corpo: destruição no cérebro, pulmão e outros órgãos impressiona




Câncer, úlceras, envelhecimento, infertilidade e mais: esses são apenas alguns dos inúmeros efeitos do cigarro no organismo. A droga é tão prejudicial que, de acordo com um estudo da Universidade Nacional da Austrália publicado na revista médica BMC Medicine, dois em cada três fumantes morrem por consequências do vício.
Além dos mais conhecidos malefícios para a saúde, como cansaço e falta de ar, o fumo ainda afeta a maioria dos órgãos do corpo. Entenda, a seguir, como acontece essa destruição silenciosa.


Efeitos do cigarro no organismo

No cérebro



Um estudo sobre cigarro da Universidade King’s College London constatou que os fumantes têm mais dificuldade em se concentrar, pensar e memorizar do que quem não fuma. Ou seja, o tabagismo causa uma grave degeneração cognitiva no cérebro.



No coração e vasos




Infarto e Angina
Fumar aumenta o risco de doenças do coração, como infarto agudo do miocárdio. O vício é responsável por mais de 40% das mortes de pessoas de até 65 anos por problemas cardíacos.
Além disso, a nicotina propicia o entupimento das artérias, uma das principais causas de infarto e AVC.
Gangrena
O entupimento das artérias e veias ainda pode levar a diversas doenças perigosas, como a Tromboangeíte Obliterante, em que há o déficit de circulação por muito tempo em uma extremidade do corpo, causando necrose e, consequentemente, a necessidade de amputação.
Aneurisma da aorta
Outra doença que o cigarro causa é a dilatação da aorta, a maior artéria do organismo. Esse quadro se agrava ainda mais se houver rompimento da veia, que provoca hemorragia e pode levar à morte.
Colesterol
O cigarro causa alterações nos vasos sanguíneos que predispõem o acúmulo de gorduras e deixam os níveis de colesterol alterados. Nesses casos, a baixa taxa de colesterol bom e a alta quantia do ruim colaboram com o entupimento das artérias, o que tornam os tabagistas um dos principais tipos de pessoas que podem ter infarto.



Nos dentes



Os químicos presentes na droga reagem com a composição dos dentes, deixando-os amarelados e sem brilho. Além disso, tabagistas têm mais chance de apresentar doenças na boca e mau hálito.




No estômago


Úlceras
O gosto do cigarro aumenta a produção de ácido clorídrico, o que facilita infecções e úlceras gástricas - feridas muito doloridas que acometem o estômago, esôfago ou intestino delgado.
Digestão mais lenta e refluxo
O cigarro faz mal para o estômago pois atrapalha a digestão, o que ocorre devido a redução da contração do órgão, e ainda enfraquece a válvula que impede a volta do suco gástrico para o esôfago, causando o refluxo gastroesofágico, distúrbio que também vem acompanhado de azia e má digestão.







Na garganta




Câncer
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as substâncias tóxicas do cigarro são altamente perigosas e podem facilitar o risco de câncer de garganta, boca, laringe e das demais partes do sistema digestivo superior.
Além disso, o contato da fumaça quente irrita a mucosa e acelera a produção de suas células, aumentando ainda mais o risco de tumores.

Nos ossos



Osteoporose
As substâncias agressivas desta droga causam a perda de massa óssea e, consequentemente, a osteporose, doença caracterizada pelos ossos fracos e mais propícios a fraturas.




Na pele

Envelhece
Fumar faz mal à pele pois diminui a produção de colágeno, obstrui a passagem de sangue e causa envelhecimento precoce. Os resultados ficam ainda mais evidentes quando há comparação da destruição da pele pelo cigarro entre gêmeos fumantes e não fumantes.



Efeitos do cigarro no pulmão




DPOC: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
O pulmão de um fumante é visivelmente diferente, a começar por sua coloração: ao invés de ter uma aparência avermelhada e sadia, o órgão doente tem tecido escurecido e cicatrizes.
Esses efeitos externos são apenas a ponta do iceberg, visto que as manifestações na saúde são ainda piores. Entre elas, está a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), uma condição caracterizada por mudanças na árvore brônquica que tornam a passagem do ar mais difícil e causam dificuldade em respirar. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), 90% dos casos de DPOC ocorrem em fumantes.
Câncer de pulmão
Por incrível que pareça, o risco de ter câncer de pulmão diminui após parar de fumar em apenas 20 minutos, visto que esse é o tempo necessário para recuperar os níveis normais de pressão arterial e batimentos cardíacos. Os benefícios de deixar esse vício ainda crescem com o passar do tempo: em 5 anos, a chance de morte por câncer de pulmão cai de 90% para menos de 50%.



Nos rins e pâncreas



O que o cigarro faz no corpo também atinge os rins e o pâncreas, que podem desenvolver câncer. Isso ocorre por causa da presença de compostos químicos danosos à saúde, como cádmio, substância usada em extintores e reatores nucleares, e nitrosaminas, ácido cancerígeno formado no estômago.



Na sexualidade




Disfunção erétil
O cigarro interfere também na sexualidade. Homens que fumam apresentam chances maiores de ter disfunção erétil, que é a dificuldade ou impossibilidade de manter uma ereção. Isso acontece devido ao maior esforço que o sangue tem de fazer para chegar ao pênis do fumante, cujas artérias são estreitadas pela nicotina.
Infertilidade
Segundo o INCA, mulheres que fumam têm muito mais dificuldade de engravidar. O Instituto revela que as taxas de fertilidade são de apenas 57%. Já as chances de ser infértil são de 30%. Isso ocorre por conta da concentração de nicotina no ovário, o que atrapalha a fecundação.




O que o cigarro faz na gravidez?






Como bebê e mãe dividem a mesma circulação sanguínea, fumar na gravidez faz mal pois expõe a criança às substâncias nocivas do fumo e ainda atrapalha a chegada de oxigênio, vitaminas e minerais para o feto.
Portanto, usar essa droga na gestação resulta no aumento do risco de diversos problemas como placenta prévia, descolamento da placenta, hemorragia, baixo peso ao nascer, aborto, má formação fetal e morte da mãe e morte da criança. 



Fonte: http://www.msn.com/pt-br/saude/medicina/o-que-o-cigarro-faz-no-corpo-destrui%c3%a7%c3%a3o-no-c%c3%a9rebro-pulm%c3%a3o-e-outros-%c3%b3rg%c3%a3os-impressiona/ar-AAooi6P?ocid=spartanntp


Leite e camarão são os dois alimentos que mais causam alergia no Brasil



O Programa Bem Estar desta quinta-feira (16) fala sobre alergia e destaca os campeões brasileiros que desencadeiam o problema: o leite e o camarão.



A alergista Ariana Yang explica porque a intoxicação com os frutos do mar pode ser leve na primeira vez, mas matar na segunda e a também alergista Ana Paula Moschione fala sobre os medicamentos que são proibidos para algumas pessoas.


Saiba mais
Alergia – A alergia surge quando há intolerância do organismo a alguma substância (alimento, pólen, medicamento, veneno de insetos, entre outros). O contato pode causar, em minutos, reações violentas no corpo, como o edema de glote e o choque anafilático. Também pode provocar vômitos e diarreias, convulsões e até levar à morte se a pessoa não receber o socorro adequado.
As reações ocorrem porque o sistema imunológico confunde substâncias inofensivas, como alimentos, picadas ou até mesmo o látex da borracha, com invasores. Assim, anticorpos tentam destruí-los e quando a pessoa alérgica faz novos contatos com esses agentes, os anticorpos reconhecem a substância e a atacam.
Uma pesquisa mostrou que 92% das pessoas que morreram por alergia (anafilaxia) tinham conhecimento do problema, mas achavam que um pouco de contato não faria mal. A morte nestes casos ocorre por falta de tratamento adequado e imediato. A gravidade de uma futura reação alérgica é imprevisível.
Tratamento - Para cada tipo de alergia há um tipo de tratamento. Expor o alérgico à substância que causa alergia pode funcionar em alguns casos com acompanhamento médico e tratamento correto. O diagnóstico correto é o melhor caminho para evitar as reações, pois conhecendo o “inimigo” fica mais fácil combatê-lo ou evitá-lo.
Alergia a alimentos - Na alergia alimentar, o sistema imunológico produz anticorpos e libera histamina em resposta a um alimento específico. Qualquer alimento pode causar uma reação alérgica, mas os principais vilões são: ovos, leite, amendoim, frutos do mar, soja e gergelim. No Brasil, os dois alimentos que mais causam alergia são o leite e o camarão. A alergia alimentar começa, geralmente, na infância, mas pode ocorrer em qualquer idade. Muitas crianças se livram das alergias conforme envelhecem, mas algumas alergias podem durar a vida toda. O único tratamento comprovadamente eficaz para alergia alimentar é evitar o alimento desencadeador.
Alergia a medicamentos - A alergia a medicamentos é uma manifestação de hipersensibilidade do sistema imunológico, o corpo reage a componentes que não deveriam ser nocivos ao organismo. O primeiro passo é interromper o uso do remédio suspeito de causar a reação, daí, o alergista pode prescrever um substituto de princípio ativo diferente. Os sintomas da alergia aos medicamentos podem variar de urticária a choque anafilático. Diarreia, vômitos, dores em locais diversos e edema nos lábios e nos olhos também podem ocorrer. Antibióticos e anti-inflamatórios são os remédios que mais causam alergias.
Alergia a abelha, vespa e formiga - A reação alérgica grave à picadas de abelhas ou vespas pode surgir rapidamente após a primeira ferroada, geralmente em apenas 5 minutos. Os sintomas de reação alérgica são: urticárias, inchaço nos lábios e olhos, hipotensão, vômitos, rouquidão, dificuldade respiratória, desorientação e perda da consciência.
A anafilaxia pode ocorrer após uma única picada de abelha (e pode matar). Cerca de 3% da população é alérgica ao veneno da abelha e pode desenvolver reações anafiláticas após ferroadas.
Choque anafilático - O choque anafilático é uma reação alérgica extrema que surge poucos segundos, ou minutos, após o contato com uma substância a que se tem alergia, como camarão, veneno de abelha ou alguns medicamentos. Além dos sintomas da reação anafilática, no choque, a pessoa também tem queda de pressão arterial significativa.
Sintomas do choque - Dificuldade para respirar com chiado, coceira e vermelhidão na pele, inchaço na boca, olhos e nariz, sensação de uma bola na garganta, dor abdominal, náuseas e vômitos, tontura e sensação de desmaio, suores intensos, confusão ou desmaio. Devido à gravidade dos sintomas e ao risco aumentado de ficar sem conseguir respirar, é importante iniciar o tratamento o mais rápido possível.





Qual a origem da gravata?



                           


Ela surgiu na França do final do século XVII. Tradicionais lançadores de modas, os franceses adaptaram uma peça do vestuário de um regimento croata, de passagem por Paris em 1668, para o uso diário nas ruas. Os croatas usavam um cachecol de linho e musselina que mantinha o pescoço fresco no verão e quente nos dias mais amenos de inverno (quando o frio se intensificava, era trocado por um modelo de lã). Na França, o adereço passou a ser fabricado em linha ou renda. Era usado com um nó no centro, como a gravata moderna, e tinha duas longas pontas soltas. A indumentária, usada tanto por homens quanto por mulheres, recebeu o nome de cravate, que significa “croata” em francês. Muito antes disso, porém, no século I a.C., os soldados romanos já usavam algo parecido: um cachecol úmido, amarrado no pescoço nos dias mais quentes. Mas, com o fim do Império Romano, esse hábito acabou caindo no esquecimento e só ressurgiu séculos mais tarde, para ganhar definitivamente as ruas.


Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/historia/qual-e-a-origem-da-gravata/
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=GejdxPPI8Xk






A Quaresma foi inspirada numa grande catequese que a Igreja primitiva realizava

Dentre todas as solenidades cristãs, o primeiro lugar é ocupado pelo mistério pascal, porque devemos nos preparar para vivê-lo convenientemente. Por isso, foi instituída a Quaresma, um tempo de quarenta dias para chegarmos dignamente à celebração do Tríduo Pascal.

A Quaresma, como prática obrigatória, foi instituída no século IV, mas, desde sempre, os cristãos se preparavam para a Páscoa com oração intensa, jejum e penitência. O número de quarenta dias tem um significado simbólico-bíblico: quarenta são os dias do dilúvio, da permanência de Moisés no Monte Sinai, das tentações de Jesus. Guiados por esse tempo e pelas práticas – como que guiados por uma bússola –, buscamos os tesouros da fé para crescer no seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo” (Cf. Joel 12, 12-13).
Esse tempo de quarenta dias foi inspirado numa grande catequese que a Igreja primitiva realizava. Ela durava quarenta dias, tempo em que os pagãos (catecúmenos) se preparavam para receber o batismo no Sábado Santo, dentro da Solenidade da Vigília Pascal. Acompanhavam também os irmãos que tinham cometido pecados graves para retornarem à fé. Esse tempo era marcado pela penitência e oração, pelo jejum e escuta da Palavra de Deus. Eles eram os “penitentes”, os quais renovavam a fé e recebiam o batismo ou eram reintegrados à comunidade no Sábado Santo.

Tempo profundo na Igreja

Na Quarta-feira de Cinzas, iniciamos o tempo mais rico e profundo da liturgia. Na verdade, esse tempo, que abrange a Quaresma, Semana Santa e Páscoa até Pentecostes, é um grande retiro, centro do Mistério de Cristo e da nossa fé e salvação. Tempo privilegiado de conversão e combate espiritual, de jejum medicinal e caritativo. A Quaresma ainda é, sobretudo, tempo de escuta da Palavra de Deus, de uma catequese mais profunda, que recorda aos cristãos os grandes temas batismais em preparação para a Páscoa.
Toda a nossa vida se torna um sacrifício espiritual, que apresentamos continuamente ao Pai em união com o sacrifício de Jesus sofredor e pobre, a fim de que, por Ele, com Ele e n’Ele, seja o Pai em tudo louvado e glorificado. Por isso, a Quaresma é um caminho bíblico, pastoral, litúrgico e existencial para cada cristão pessoalmente e para a comunidade cristã em geral, que começa com as cinzas e termina com a noite da luz e do fogo, a noite santa da Páscoa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Vamos refletir sobre os rumos de nossa espiritualidade até a Páscoa de Nosso Senhor Jesus, ou seja, a vida nova que o Ele tem para nós, os exercícios quaresmais de conversão. A liturgia da Quarta-feira de Cinzas manda proclamar o Evangelho em que Nosso Senhor fala sobre esmola, oração e jejum, conforme Mateus 6,1-8.16-18.

Fonte: http://formacao.cancaonova.com









9 verdades e 1 mentira sobre a CNH!
Será que você acerta qual é?

1 - dá pra dirigir com ela vencida por 30 dias
2 - te dá o direito de dirigir em + de 100 países
3 - pode ser renovada mesmo depois de muitos anos
4 - não existe idade máxima pra renovar
5 - dá pra começar a renovar 30 dias antes do vencimento
6 - se vc não quiser fazer o teste do bafômetro, ela é devolvida pra você na hora, sem penalidades
7 - nada a substitui, nem cópia, nem B.O
8 - com menos de 18 anos não dá pra tirar
9 - se ela for cassada, serão 2 anos sem dirigir
10 - mesmo se ela ainda for uma permissão, dá pra pegar estrada


Fonte: Detran.SP






Você sabia que alumas emoções podem prejudicar a saúde







Consequências da obesidade infantil







   A obesidade infantil e suas consequências:

 Maus hábitos adquiridos durante a infância podem levar a criança a sofrer consequências preocupantes, principalmente para a sua saúde. O risco de desenvolver transtornos durante a adolescência é um exemplo claro do que pode suceder se a criança obesa não receber tratamento e atenção adequada à sua alimentação e forma de vida.
Antes, a obesidade era um problema exclusivo dos adultos. Hoje em dia, essa complicação atinge a pessoas cada vez mais jovens. A obesidade na infância compromete a saúde da prole. Pode-se diagnosticar problemas como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, e níveis altos de colesterol e triglicérides. Além disso, as crianças podem desenvolver problemas psicológicos. As piadas, a intimidação, ou a rejeição por parte dos coleguinhas, podem levá-los a uma baixa autoestima. São marginalizados pelo aspecto que têm, e todo esse quadro pode gerar transtornos como a bulimia, a anorexia, a depressão, e levá-las a ter hábitos extremos como o consumo de drogas e outras substâncias nocivas.



Males que a obesidade infantil podem causar às crianças



- Problemas com os ossos e articulações.
- Dificuldades para desenvolver algum esporte ou outro exercício físico devido a dificuldade para respirar e o cansaço.
- Alterações no sono.
- Amadurecimento prematuro. As meninas obesas podem entrar antes na puberdade, ter ciclos menstruais irregulares, etc.

- Hipertensão, colesterol e enfermidades cardiovasculares.
- Distúrbios hepáticos.
- Desânimo, cansaço, depressão, queda no rendimento escolar.
- Baixa autoestima, isolamento e discriminação.
- Transtornos que levam à bulimia e anorexia nervosa.
- Problemas cutâneos.
- Ocorrência de diabetes
Segundo especialistas, a obesidade quando se manifesta na infância e persiste na adolescência, e não tratada a tempo, provavelmente se arrastará até a idade adulta. 


Escolha ter uma alimentação saudável!




Fonte: https://br.guiainfantil.com/obesidade-infantil/127-consequencias-da-obesidade-infantil.html





História do Dia do Trabalho




História do Dia do Trabalho, comemoração, 1º de maio, criação da data, origem, eventos, protestos, reivindicações, direito dos trabalhadores, bibliografia

História do Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho, também conhecido como Dia do Trabalhor, é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios e de conscientização. 

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Internacional dos Trabalhadores, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em 26 de setembro de 1924 que esta data tornou-se oficial, após a criação do decreto nº 4.859 do então presidente Arthur da Silva Bernardes. Neste decreto, Arthur Bernardes estabeleceu a data como feriado nacional, que deveria ser destinado à comemoração dos mártires do trabalho e confraternização das classes operárias.

Porém, nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. O caráter de protesto da data foi deixado de lado, passando assumir um viés comemorativo. Vargas passou a chamar a data de "Dia do Trabalhador".

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:





- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer).

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador?

Nos últimos anos a expressão "Dia do Trabalhador" ou "Dia dos Trabalhadores" passou a ser muito utilizada em referência à data comemorativa do dia 1º de Maio. Muitas pessoas consideram ser mais adequada esta segunda opção, pois faz referência ao trabalhador (merecedor da comemoração). Para estas pessoas, chamar a data de "Dia do Trabalho" não é o mais adequado, pois enfatiza o trabalho (ato de criar e produzir bens e serviços em troca de uma remuneração). Porém, no Brasil atual, as duas opções ainda são muito usadas.



Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_trabalho.h





Dia Nacional do Pau-Brasil - 3 de maio



A data homenageia a árvore que deu origem ao nome do país: o Pau-Brasil. O objetivo é organizar ações de reflorestamento e conscientização em escolas e nas comunidades sobre a importância desta espécie para a história do Brasil, criando o senso de proteção para evitar a exploração ilegal do pau-brasil.
Com o nome científico de Caesalpinia echinata?, o pau-brasil foi decretado a árvore oficial nacional no dia 7 de dezembro de 1978, através da Lei nº 6.607. O pau-brasil está desde 1992 na lista brasileira de árvores com risco de extinção.
A árvore símbolo do Brasil também possui outros nomes, como: ibirapitanga, pau-vermelho, pau-de-pernambuco, arabutã, ibirabitã, muirapitanga, orabutã, pau-rosado e pau-de-tinta.
O pau-brasil existia em abundância na Mata Atlântica, no entanto, com a intensa exploração dos portugueses e demais colonizadores do Brasil, a árvore começou a ficar cada vez mais escassa. A madeira era utilizada para produção de móveis na Europa, devido a sua alta qualidade.
O pau-brasil é a única árvore no Brasil protegida por uma lei exclusiva, que considera a exploração e exportação da madeira ilegal.

Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-pau-brasil/



Você é daqueles que tem um espirro escandaloso? Ou mais discreto? O importante é não segurar!





Segundo especialistas, se você percebe que está prestes a espirrar, a melhor coisa a fazer é ir com tudo e não segurar o espirro.


Para o professor de otorrinolaringologia da Universidade Saint Louis, Alan Wild, fechar o nariz para não espirrar não é recomendável. Tudo bem você aliviar a vontade de espirrar, coçando o nariz ou respirando fundo, mas interromper um espirro que já está ocorrendo não é um bom negócio.
Na verdade, é provável que nada aconteça se você segurar o espirro – mas há algumas pessoas que possuem anormalidades anatômicas que podem sofrer sérias conseqüências. Se você for uma delas, pode se machucar seriamente “engolindo” o espirro.
Um espirro bloqueado pode:
  • Machucar o diafragma
  • Romper um vaso de sangue na córnea, machucando seus olhos
  • Romper seu tímpano, perdendo a audição ou, em casos menos graves, ficar com vertigem e tontura
  • Enfraquecer um vaso sanguíneo do cérebro, fazendo com que ele se rompa posteriormente, quando a pressão sanguínea sofrer alguma elevação
Segundo Wild, o risco de que isso possa acontecer é baixo, mas nãos são fenômenos impossíveis – então não tenha vergonha e espirre mesmo! Só lembre de tampar educadamente a boca e o nariz, para não contaminar o coitado que está na sua frente. 

Fonte: http://hypescience.com/misterios-do-cotidiano-faz-mal-segurar-um-espirro/



Você sabia como é feito o lápis de cor?






Na antiguidade clássica, tanto gregos quanto romanos já utilizavam instrumentos parecidos com o lápis: eram barrinhas redondas de chumbo que serviam para traçar linhas, desenhar e escrever. No século XII surgiu um lápis feito com a mistura de estanho e chumbo, conhecido como "lápis de prata" e depois foi muito usado por artistas como Albert Dürer, Jan Van Eyck e Leonardo da Vinci.

O lápis moderno apareceu no século XVI, depois da descoberta das primeiras jazidas de grafite na Inglaterra. No entanto, até hoje em inglês o lápis grafite é chamado de "lead pencil" que quer dizer lápis de chumbo, provavelmente por causa da influência da cultura greco-latina.

Inicialmente as barras de grafite eram cortadas em pedaços e embrulhadas em cordões ou em pele de ovelha. Depois o grafite passou a ser encaixilhado e colado dentro de pequenas ripas de madeira, cujo formato final era moldado manualmente. No século XVII carpinteiros da cidade alemã de Nuremberg começaram a produzir lápis, cujo monopólio foi desfeito no século seguinte por oficinas familiares como a de Kaspar Faber (1761), nome de fabricante de lápis que chegou até nossos dias.

Em 1795, o químico francês Nicholas Jacques Conté desenvolveu e patenteou o processo moderno de produção de lápis, misturando grafite em pó com argila que, depois de moldados eram endurecidos em alta temperatura, o que possibilitou o desenvolvimento de diversos graus de dureza do grafite. As inovações que se seguiram estão mais ligadas à industrialização da produção de lápis com a introdução de tornos e maquinários que aumentariam drasticamente a velocidade da produção e melhorariam a exatidão da forma (tubular ou hexagonal) e o acabamento.

Durante o século XIX e início do século XX, além do lápis grafite, os alunos usavam na escola lápis feitos de ardósia e de pedra-sabão bem macias para escrever em lousas de ardósia que tinham grau mais duro. 

Fonte: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/txt_html/mem/obj/obj_a/lapis.php






Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=IHtzPfNRXhQ




Saiba como é fabricado o seu dinheiro - Casa da Moeda







Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=6aolLKTHo-I



Dia Mundial dos Museus - 18 de maio



O SBM - Sistema Brasileiro de Museus 
define Museu como:

Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos,
pensamentos e intuições que ganham 
corpo através de imagens, cores, sons
e formas. 
Os museus são pontes, portas e janelas 
que ligam e desligam mundos, tempos, 
culturas e pessoas diferentes.
No dia 18 de maio é comemorado o
Dia Mundial do Museu.
A data foi instituída pelo Comitê Internacional de Museus (ICOM) com o objetivo de chamar a atenção da sociedade
e do público para a importância dos museus.
Afinal, são os museus os responsáveis por preservar a história e a cultura da humanidade.
Através dos anos, preservam os objetos que foram utilizados, inventados ou descobertos pelo homem ao longo de sua existência histórica.
Visitar um museu é, portanto, voltar no tempo, aprender nossa história e valorizar o conhecimento humano!
Existem vários tipos de museus:
  • Museu de história natural: preservam a fauna e a flora. Em alguns é possível conhecer os animais pré-históricos, extintos há milhões de anos! Uma viagem fascinante!
  • Museu de arte: podem conter obras de diversos movimentos artísticos, desde pinturas bizantinas até movimentos mais recentes como os impressionistas, modernistas e contemporâneos.
  • Museu sobre etnias: existem diversos tipos de museus que contam e preservam a história e cultura de diversos povos. Muitas vezes, algumas etnias nem existem mais, como é o caso de algumas tribos indígenas brasileiras e americanas.
  • Museus de tecnologias: estes museus tratam da evolução da ciência e do conhecimento cientifico da humanidade. Exemplos: museu do telefone, do rádio, do automóvel e muito mais!
Para um guia completo de museus do Brasil









Você sabia como surgiu o Vaso Sanitário






Saiba como é feito o Botijão de Gás







Você sabe como é feito Copos E Talheres Descartáveis - Esses usados em festas de Aniversário









Saiba como é feito a Escova de Dente






Você sabe como é feito o Vinho








Como Funciona a Reciclagem de Latinhas










Como é feito o Pão de Forma







Origem da Festa Junina




Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura europeia, como as festas juninas.
Mas o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João.
Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus.
Assim, passou a ser uma comemoração da Igreja Católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.
Os negros e os índios que viviam no Brasil não tiveram dificuldade em se adaptar às festas juninas, pois são muito parecidas com as de suas culturas.
Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Nessa região, as comemorações são bem acirradas – duram um mês, e são realizados vários concursos para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha. Além disso, proporcionam uma grande movimentação de turistas em seus Estados, aumentando as rendas da região.
Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos. Como é realizada num mês mais frio, enormes fogueiras passaram a ser acesas para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, entre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade.
As comidas típicas dessa festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros.    



Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm



Você sabia - Que o  filtro de barro brasileiro é o mais eficiente do mundo

Considerado um sistema ‘mais calmo’, ele garante que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro devido a uma grande pressão exercida pelo fluxo de água.



Nós, brasileiros, temos provavelmente o melhor sistema de filtragem de água nas mãos. Nada de purificadores, torneira de cozinha com filtros, nem galões com água mineral.
O melhor mesmo para limpar a água das impurezas é o bom e velho filtro de barro.
Segundo pesquisas norte-americanas, os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose (parasita causador de doenças).
Os estudos relacionados ao tema, que foram publicadas no livro The Drinking Water Book, também indicam que esses sistemas de filtro de barro do Brasil, considerados mais eficientes, são baseados na filtragem por gravidade, em que a água lentamente passa pelo filtro e goteja num reservatório inferior.
Considerado um sistema ‘mais calmo’, ele garante que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro devido a uma grande pressão exercida pelo fluxo de água.
O processo lento é o que o diferencia dos filtros de forte pressão, que recebem água da torneira ou da tubulação, os quais são prejudicados exatamente pela força da água, o que pode fazer com que micro-organismos, sedimentos ou mesmo elementos químicos, como ferro e chumbo, cheguem ao copo do consumidor.



Você sabia? 
Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho no Brasil.




Esta data homenageia uma das invenções culinárias mais apreciadas por diversas pessoas ao redor do mundo, em especial os brasileiros: a pizza.
Pizza é uma preparação culinária de origem italiana e famosa no mundo inteiro, que consiste em um disco de massa, regado com molho de tomates e coberto com ingredientes variados, como queijo, carnes, ervas. Existem até pizzas doces.
Muitos historiadores, no entanto, acreditam que a origem da pizza não esteja na Itália, mas sim entre os antigos povos egípcios e hebreus.
Estudos indicam que há mais de seis mil anos, hebreus e egípcios já produziam pães que tinham como base a receita da pizza contemporânea.
No Brasil, São Paulo é conhecida como a capital nacional da pizza. Neste dia, as pizzarias costumam fazer festas, promoções ou descontos para os clientes.
As pessoas, obviamente, comemoram o Dia da Pizza comendo muitas fatias de pizza!

Origem do Dia da Pizza

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, quando a data foi instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985.
Foi feito um concurso estadual em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.


Você sabia?

O Eclipse Solar Total em 2017 ocorrerá em 21 de agosto.




No entanto, para os brasileiros, este eclipse será visto apenas de forma parcial. A previsão é que o eclipse total (o sol totalmente coberto pela lua), seja visível apenas na América do Norte e Caribe.
Um eclipse total do sol não é visto nos Estados Unidos desde 1979.
No oeste da Europa e da África também será possível admirar este fenômeno astronômico parcialmente.
Entre as capitais brasileiras, estima-se que em Vitória, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo não será possível visualizar o eclipse parcial.
O eclipse solar começará às 15:45 (UTC), atingindo o seu auge às 18:20 (UTC), nas proximidades do estado de Kentucky, nos Estados Unidos.
Este será o segundo eclipse solar de 2017, porém o de maior significância. Em 26 de fevereiro de 2017 ocorre um eclipse solar anular, visível apenas no centro-sul da América do Sul, no centro-sul da África e na Antártida.


Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/eclipse-solar-2017/




25 de Agosto  - Dia do Feirante





O Dia do Feirante é celebrado anualmente em 25 de agosto.
Este é o dia de homenagear os feirantes que estão espalhados por todo o país, profissionais considerados como uma peça importante para movimentar a economia regional e nacional.
Com produtos frescos, frutas, legumes, verduras ou mesmo objetos para o lar, as feiras livres já se tornaram parte fundamental de quase todas as cidades no Brasil.

Em algumas regiões do país, durante esta data, são organizadas feiras e festas especiais em homenagem aos feirantes.


Origem do Dia do Feirante








Esta data é uma homenagem a primeira feira livre que ocorreu no país, em 25 de agosto de 1914, no Largo General Osório, em São Paulo.
Algum tempo depois, o prefeito da capital paulista, Washington Luís, oficializou as feiras e mercados livres com o ato nº 625, em 28 de maio de 1934.
Atualmente, a Lei nº 492, de 1984, rege os direitos e deveres das feiras livres em todo o território nacional.


Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-feirante/


Dia 27 de Agosto dia do Psicólogo

Dia do Psicólogo é comemorado anualmente em 27 de agosto no Brasil.
Esta data celebra o profissional da área da saúde responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas e crises das pessoas.
Para exercer a função de psicólogo, o profissional deve ter concluído o curso de ensino superior em psicologia numa instituição de ensino atestada pelo Ministério da Educação e Cultura.

Origem do Dia do Psicólogo

No Brasil, o Dia do Psicólogo é comemorado em 27 de agosto em homenagem a data da regulamentação desta profissão no país, através do Decreto de Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1964.



Estresse na gravidez dobra risco de mau comportamento na infância


Com certeza já passou pela cabeça de toda gestante em momentos difíceis: será que o bebê está sofrendo também? Embora sofrer não seja bem a palavra, um estudo acabou de comprovar que situações estressantes na gravidez têm mesmo impacto negativo no comportamento e na saúde mental das crianças.
O trabalho da Universidade de Ottawa, no Canadá, comparou as respostas de mais de dez mil mães sobre eventos tensos durante a gestação e as atitudes e personalidade dos filhos quando eles tinham idades entre 6 e 13 anos.
“Não consideramos mulheres com quadros como depressão e ansiedade diagnosticados, focamos apenas ocorrências como problemas no trabalho, doenças na família e discussões”, conta Ian Colman, epidemiologista da instituição canadense e autor do estudo.
O resultado foi que os filhos de mães que demonstraram altos índices de problemas enfrentados tinham duas vezes mais chances de apresentar sintomas de hiperatividade e problemas de conduta, como entrar em brigas e ter comportamento agressivo.
Os cientistas já têm um palpite dos motivos por trás dessa associação. “Se a mãe está sob alta tensão, seu organismo produz mais substâncias como o cortisol, hormônio do estresse, e isso pode afetar o bebê”, comenta Ian.
“Outros estudos mostraram, ainda, que o estresse pode aumentar os níveis de testosterona no bebê e esse excesso também está ligado à agressividade”, completa o especialista.


Grávida zen

Alguns momentos difíceis são inevitáveis, como ter que fazer um exame para checar se está tudo bem com o bebê depois de alguma suspeita do médico. Essa possibilidade foi considerada um evento estressante por 41% das gestantes que participaram do estudo.
Outros pontos comuns de tensão foram discussões com o parceiro, divórcios e abandono paterno – cerca de 36% das mulheres enfrentaram situações como essas. Por serem tão comuns e difíceis de escapar, o jeito é tentar manter o equilíbrio mental.
Nesse sentido, o controle do estresse deve ser parte importante dos cuidados do pré-natal. “Táticas como ioga, atividade física, meditação e especialmente o suporte dos familiares e da comunidade ajudam nisso”, completa Ian.
Além do comportamento, baixo peso do bebê ao nascer, maior risco de parto prematuro e ameaças à saúde da gestante são outras consequências importantes já conhecidas de uma gravidez estressante.


01 de Setembro - Dia do Profissional de Educação Física


O Dia do Profissional de Educação Física, ou simplesmente Dia do Professor de Educação Física, é comemorado anualmente em 1º de setembro.
Esta data celebra o profissional responsável por manter o corpo humano em ação e saudável. A capacidade de reunir e ensinar as técnicas e práticas das diversas atividades esportivas existentes.
No Brasil, a presença da educação física pode ser considerada existente desde a época da Colonização portuguesa. Os índios já praticavam atividades esportivas e ensinavam essas práticas para os seus próximos, como competições de corrida, lutas, jogavam peteca e até mesmo campeonato de arco e flecha.

Origem do Dia do Professor de Educação Física

O Decreto de Lei nº 9.696, de 1º de setembro de 1998, regularizou a nível federal a função do Profissional de Educação Física. A data comemorativa surgiu em memória desta conquista para os profissionais da área, através da lei nº 11.342, de 18 de agosto de 2006.
A educação física começou a ser implantada nos currículos acadêmicos nas escolas primárias e secundárias em 1852, a partir do Decreto de Lei nº 630.


Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-profissional-de-educacao-fisica/



Dia do Irmão

O Dia do Irmão é comemorado anualmente em 5 de setembro.
Quando se fala de irmão, podemos nos referir tanto ao filho dos nossos pais - nosso irmão consanguíneo - como também aquela pessoa especial, considerada um grande amigo e que você sente como se fosse um membro da sua família.
No universo cristão, os "irmãos" são todos os nossos "próximos" que, diante da doutrina divina, são "filhos" de um mesmo Pai: Deus.



Origem do Dia dos Irmãos



No Brasil, o Dia do Irmão é tradicionalmente celebrado em 5 de setembro. No entanto, não há um registro que oficialize a data no país.
O dia surgiu por iniciativa da Igreja Católica, que homenageia o aniversário de morte da missionária Madre Teresa de Calcutá, desde 2007 - data que completou 10 anos de sua morte.
No contexto religioso, o sentido da palavra "irmão" está ligada ao "próximo". Portanto, esse dia serve para incentivar as pessoas a repensarem as atitudes perante os outros seres humanos, sendo mais humildes, companheiros e gentis.
O Dia do Irmão é uma data bastante celebrada na Índia (durante o mês de agosto). Lá, os hindus fazem um ritual de oferenda entre irmãos e irmãs de uma família, simbolizando a união e proteção entre eles.
Os dois conceitos do Dia dos Irmãos se misturaram no Brasil, sendo comemorado na data da morte de Madre Teresa de Calcutá (5 de setembro), porém com um significado mais direcionado para homenagear os irmãos consanguíneos, como acontece na Índia.


Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-irmao/




17 de Setembro - Dia Compreensão Mundial





Dia da Compreensão Mundial é comemorado anualmente em 17 de setembro.
A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre uma das principais características que a humanidade deve ter para que haja o máximo de paz no planeta: a compreensão.
Compreensão não significa se anular como pessoa, afinal todos os indivíduos, assim como esteticamente, são diferentes também em relação aos ideais de vida ou comportamento social. Essas diferenças são formadas por vários fatores, como faixa etária, geração, cultura, religião, educação e etc.
A grande questão proposta no Dia da Compreensão Mundial é justamente saber lidar com tantas diferenças, respeitando e procurando entender os sentimentos do próximo.
A ideia é fazer com que todos os líderes de governo e sociedade em geral pensem e equilibrem os seus julgamentos com paciência e respeito ao próximo.

Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-compreensao-mundial/




 Dia 19 de setembro  Nacional do Teatro





Esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, em especial os artistas brasileiros desta área.
A primeira forma de teatro surgiu no Oriente, apesar de ser um conceito de teatro relacionado com rituais religiosos. O teatro como forma de arte surgiu na Grécia Antiga.
No Brasil o teatro nasceu no século XVI, e tinha como objetivo espalhar a crença religiosa.
Porém, o teatro como forma de entretenimento só começou a ser comum no Brasil após a chegada da Família Real Portuguesa, em 1808. Naquela época, o rei costumava convidar companhias de teatro estrangeiras para fazer as suas apresentações para a nobreza.
No entanto, em meados do século XIX começam a surgir os primeiros grupos de teatro nacionais, principalmente no gênero cômico.
Mais tarde, esta manifestação artística sofreu um retrocesso significativo por causa da censura imposta pela ditadura militar. O fim da ditadura militar significou um novo fôlego e uma nova relevância para os artistas e para o teatro.
Em 19 de setembro, de acordo com o Projeto de Lei nº 6.139/13, aprovado na Câmara dos Deputados, também é celebrado o Dia Nacional do Teatro Acessível”.
Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-do-teatro/


Dia 22 de Setembro dia da Juventude do Brasil





O Dia da Juventude do Brasil é celebrado anualmente em 22 de setembro.
A juventude brasileira tem um histórico de grandes lutas e percursoras de importantes mudanças políticas no cenário nacional. O Dia da Juventude do Brasil visa justamente homenagear toda essa história.
Esta data, impulsionada pelo Dia Internacional da Juventude, em 12 de agosto, serve para homenagear e conscientizar as pessoas sobre a importância desta classe, que deve ser educada com responsabilidade, pois representa o futuro da nação.

Saiba mais sobre o Dia Internacional da Juventude.
Originalmente, o Dia da Juventude foi criado por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1985, que foi considerado o Ano Internacional da Juventude.
No Brasil, o Dia da Juventude foi oficialmente decretado com a Lei nº 10.515, de 11 de julho de 2002, instituindo o dia 12 de agosto como o Dia Nacional da Juventude.
No entanto, os jovens brasileiros ainda ganharam um outro dia especial, sendo muito comum a comemoração desta data também em 22 de setembro. Em algumas regiões, os jovens ainda são homenageados no mês de março.



Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-juventude-do-brasil/




Início da Primavera - 22 de Setembro






O Início da Primavera 2017 começa às 17h02 (sem horário de verão) do dia 22 de setembro de 2017; e termina em 21 de dezembro de 2017.
A primavera é a estação que antecede o verão e sucede o inverno. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pelo desabrochar das flores e pelo aquecimento da temperatura.
Nesta estação, o clima é mais ameno, ou seja, não tão quente quanto o verão, e nem muito frio como no inverno.
O equinócio de setembro marca o início da primavera no Brasil. O equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador. No equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul.
O fim da primavera é marcado por outro evento astronômico: o solstício de Verão. Este é o período em que o hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. Em 2017, o solstício de Verão será às 13h28 do dia 21 de dezembro de 2017 (horário de Brasília) no Brasil.


Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/inicio-da-primavera/

25 de Setembro - Dia Nacional do Trânsito



O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro.
Esta data está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro.
O principal objetivo desta data é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito.
O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Em 2016, o tema da Semana Nacional de Trânsito será “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.
É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas possam mudar.
O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 mil pessoas.

Algumas das atitudes que ajudam a evitar acidentes no trânsito são:
  • Não dirigir alcoolizado;
  • Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas;
  • Não ultrapassar o limite de velocidade;
  • Usar sempre o cinto de segurança;
  • Atravessar a rua nas faixas de pedestres;
  • Conhecer e respeitas todos os sinais e leis de trânsito.

Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-do-transito/





 27  de Setembro - Dia Nacional de Doação de Órgãos





O Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos é celebrado em 27 de setembro.
O principal objetivo desta data é conscientizar a população em geral sobre a importância de ser doador de órgãos, com o intuito de ajudar a milhares de pessoas que lutam por uma oportunidade de salvarem as suas vidas.
Para isso, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) organiza anualmente a Campanha Nacional de Doação de Órgãos, com ações informativas e eventos sociais em todas as capitais brasileiras.
Em São Paulo, a Lei nº 15.463, de 18 de junho de 2014, institui o mês de setembro como dedicado especialmente à conscientização em favor da doação de órgãos, mês este que passou a ser conhecido como “Setembro Verde”.
Em referência ao “Setembro Verde”, a ABTO também realiza o chamado “Brasil Verde”, uma série de eventos em todas as capitais brasileiras que reforçam o debate sobre a importância da doação de órgãos.

Como ser doador de órgãos?

De acordo com a legislação brasileira (lei nº 10.211, de 23 de março de 2001), a retirada dos órgãos e tecidos para doação só pode ser feita após autorização dos membros da família.
Para a doação, o doador deve ter sofrido de morte encefálica, pois somente assim os seus principais órgãos vitais permanecerão aptos para serem transplantados para outra pessoa.
Pessoas vivas também podem ser doadoras de órgãos, mas apenas aqueles que são considerados “duplos”, ou seja, que não prejudicarão as aptidões vitais do doador após o transplante.
Um dos rins ou pulmões, parte do fígado, do pâncreas e da medula óssea são exemplos de órgãos que podem ser doados por pessoas ainda em vida.










Dia do Vereador é comemorado anualmente em 1º de outubro no Brasil.
A data homenageia o cargo político do representante de uma cidade ou município que está encarregado de funções legislativas ou executivas, dentro da chamada Câmara dos Vereadores, em Brasília.
As primeiras leis que serviram para reger os cargos de vereadores no Brasil foram instituídas na Constituição de 1824, por D. Pedro I, sendo oficializada pela Lei de 1º de outubro de 1828.
Até em meados da década de 1960, o cargo de vereador no Brasil não era remunerado.
A Constituição de 1988 estabelece que a cada 4 anos haverá uma eleição direta e simultânea em todo o país para eleger novos vereadores, em cada cidade ou município brasileiro.
É um deve do eleitor maior de 18 anos eleger os vereadores que forem candidatos em suas respectivas regiões eleitorais.

Origem do Dia do Vereador

O Dia do Vereador foi instituído através da Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1984.
O Decreto de Lei definiu o dia 1º de outubro como Dia do Vereador, porque foi nesta data que o ex-imperador do Brasil D. Pedro I oficializou as normas que definem o cargo de vereador no país.



 01 de Outubro - Dia de Santa Teresinha





Teresa de Lisieux, também conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, é uma santa católica que pertenceu as Carmelitas Descalças, e é homenageada pela Igreja nesta data.
Conhecida por ser a padroeira dos missionários, Santa Teresinha (1873 - 1897) morreu aos 24 anos de idade, vítima de tuberculose, em 30 de setembro de 1897, deixando um grande exemplo de amor e fé a Deus.
Teresa nasceu e cresceu numa família santa, e desde cedo conheceu a palavra de Deus através dos seus pais e irmãs.
Proclamada santa em 19 de outubro de 1997, pelo Papa João Paulo II, Santa Teresinha ainda é conhecida por ser padroeira dos doentes de AIDS, dos floristas e jardineiros e dos doentes de tuberculose.





Dia 01 de Outubro - Dia do Idoso





No dia 1º de outubro, comemora-se o Dia do Idoso, pessoa que possui idade igual ou superior a 60 anos. Essa data, que marca o dia em que a Lei N°10.741 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor, é fundamental para reforçar a importância da proteção a esse público e para reavaliarmos nossa atitude com relação aos idosos.
envelhecimento é um fenômeno biológico normal que atinge todos os organismos vivos, mas muitas pessoas não sabem lidar com esse processo. Diante disso, o aumento da expectativa de vida no Brasil, que hoje ultrapassa os 71 anos de idade, representa um desafio para toda a sociedade, que deve criar formas de amparar melhor os idosos.
→ Estatuto do Idoso – Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003
A criação do Estatuto do Idoso em 2003 representou um grande avanço na vida dessa parcela de nossa população, que frequentemente é vítima de maus-tratos e abusos de todas as formas. Esse estatuto estabeleceu os direitos dos idosos, como a prioridade em alguns serviços e a garantia de acesso à saúde, alimentação, educação, cultura, lazer e trabalho.
A partir do Estatuto do Idoso, também ficou estabelecido, entre outros pontos, que é crime:
- Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade.
- Abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado.
- Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado.
- Negar a alguém, por motivo de idade, emprego ou trabalho.
- Apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa de sua finalidade.
- Reter o cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos ou pensão do idoso, bem como qualquer outro documento com objetivo de assegurar recebimento ou ressarcimento de dívida.
- Exibir ou veicular, por qualquer meio de comunicação, informações ou imagens depreciativas ou injuriosas à pessoa do idoso.
- Coagir, de qualquer modo, o idoso a doar, contratar, testar ou outorgar procuração.
→ Saúde do Idoso
Muitos avanços já foram feitos no que diz respeito à legislação e, hoje, os maus-tratos, por exemplo, são punidos com mais rigor do que há alguns anos. Entretanto, o desafio da idade não se restringe à legislação, pois se refere também à saúde, uma vez que muitos idosos sofrem com a diminuição das suas capacidades físicas e, muitas vezes, mentais.
Envelhecer envolve diversos problemas que afetam a qualidade de vida de uma pessoa, como dificuldade para locomover-se, problemas de memória, além de várias doenças crônicas comuns da idade, tais como diabetes e pressão alta.Muitos desses problemas poderiam ser amenizados com a realização de atividades físicas, atividades intelectuais e, principalmente, consultas periódicas ao médico.
Veja a seguir algumas dicas para ter uma velhice mais saudável:
- Pratique exercícios físicos, pois estes melhoram a musculatura, ajudam a diminuir os riscos de doenças no coração, diabetes e obesidade, aliviam o estresse e ansiedade, entre vários outros benefícios;
- Mantenha uma alimentação saudável e beba sempre muita água;
- Durma bem. Lembre-se sempre de dormir de sete a oito horas por noite;
- Realize atividades que estimulem o cérebro. Iniciar um novo curso pode ser uma boa ideia;
- Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e o consumo de cigarros;
- Realize check-up anualmente após os 45 anos de idade.





02 de Outubro - Dia Internacional da Não-Violência


O Dia Internacional da Não-Violência é comemorado anualmente em 2 de outubro.
Esta data, criada em homenagem ao pacifista Mahatma Gandhi, tem o propósito de incentivar a educação pela paz, respeitando sempre os direitos humanos.
A violência está presente em todas as camadas sociais, destruindo as comunidades, provocando mortes e inúmeros prejuízos para a humanidade.
A ideia é conscientizar a população sobre a possibilidade da resolução de questões e embates com a não-violência, seguindo um caminho de paz e respeito entre as pessoas, mesmo que estas tenham ideias diferentes.
Saiba mais também sobre o Dia Internacional da Não-Violência Contra as Mulheres.

Origem do Dia Internacional da Não-Violência

Esta data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em homenagem a figura de Mahatma Gandhi, um dos principais representantes na luta pelo pacifismo e no respeito dos direitos humanos e da justiça.
Gandhi foi assassinado em 30 de janeiro de 1948, por consequência da sua tentativa de unificar pacificamente os povos hindus com os muçulmanos.
A luta de Gandhi tinha como base quatro principais pensamentos: o amor, a verdade, a não-violência e a não-cooperação.
As reivindicações propostas pelo movimento de pacificação tinham como filosofia o combate da violência com amor, seja por meio de diálogos, petições, manifestações públicas, marchas e etc.
Gandhi nasceu em 2 de outubro de 1869, sendo a escolha desta data como o Dia Internacional da Não-Violência.









Esta data é dedicada a conscientizar a sociedade a refletir sobre métodos sustentáveis de utilizar o meio ambiente, sem danificá-lo.
Por natureza, entende-se tudo aquilo que existe no planeta Terra e que não é produzido pelo ser humano, como a terra, a água, as árvores, a atmosfera, os animais e etc.
Para celebrar o Dia da Natureza, escolas e a Secretaria Especial do Meio Ambiente realizam campanhas e lançam projetos que incentivem a população a refletirem sobre a importância da natureza para o constante desenvolvimento e sobrevivência humana.
No Dia da Natureza também é celebrado o Dia dos Animais, no Brasil. O dia 4 de outubro também é o Dia de São Francisco de Assis, o padroeiro da ecologia.






O Dia do Agente de Saúde é festejado anualmente em 4 de Outubro. Amigos de todas as famílias, sejam elas pequenas ou grandes, os agentes de saúde estão sempre à disposição para ajuda-las.
Vamos saber mais sobre o trabalho dos Agentes de Saúde e um pouco da sua história e origem. Para entendemos melhor a sua origem, vamos voltar um pouco no tempo.
Os primeiros Agentes Comunitários da Saúde, não foram os médicos, mas sim os que cursavam níveis técnicos ou elementares. Eles (Técnicos ou Elementares) foram os primeiro Visitadores Sanitários no século XIX (19), prometendo iniciar uma campanha de saúde pública no século XX. Os mesmos que faziam visitas e vincularam as campanhas de saúde pública, eram responsáveis também pelo controle de endemias, surtos da peste bubônica e febre amarela, entre outros. Faziam esses tipos de trabalhos em todas as casas, inclusive em áreas rurais, onde precisava e ainda precisam de bastante atenção. Pois como se sabe, zona rural fica muito distante da cidade para ter os atendimentos mensais obrigatórios.
Hoje em dia no Brasil são identificados esses profissionais ou técnicos, na Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (SUCAM), dando resultado na fusão do (DENERu) Departamento Nacional de Endemias Rurais, fazendo grandes progressos na Campanha de Erradicação da Malária e Campanha de Erradicação da Varíola.
O procedimento de fiscalização em residências começou nas missões imperais na Rússia, por volta do século XVIII (18), executando tarefas de higiene e à saúde dos soldados. Lembrando que esse procedimento também servia para a população civil. Outra teoria supõe que deu o inicio ao trabalho do Agente de Saúde na China, eram chamados de Médicos de pés Descalços, logo no começo de 1950. Mas nos Estados Unidos (EUA) iniciou-se a Saúde Comunitária com ajuda de médicos assistentes na década de 60 e 70.
No Brasil, os Agentes da Saúde se tornaram um fator de extrema importância para o país, dando ao inicio da primeira experiência no (PSF) Programa de Saúde da Família. Em 1991, foi criado o Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS) pelo (ACS) Agente Comunitário de Saúde, fazendo parte do procedimento da construção do Sistema Único de Saúde, criando a norma aproximadamente 1988. Os Agentes têm o papel de recolher informações necessárias para monitora a condição de vida. A escolha da pessoa (Agente), para efetuar o serviço, não pode ser qualquer uma. Mas sim, a pessoa que convive ou convivia no bairro, tendo uma boa relação com os vizinhos ou ex-vizinhos, tentando encontrar o verdadeiro problema na comunidade.   
Todos os municípios adotaram os Agentes Comunitários, criando o (PACS) Porgrama de Agentes Comunitários de Saúde, passando-o pelo PSF.







Saúde mental: depressão é tema do Dia Mundial da Saúde 2017


O Dia Mundial da Saúde é comemorado todo dia 7 de abril de cada ano, marcando o aniversário da fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e servindo de oportunidade única para estimular a reflexão e a ação em torno de um problema de saúde específico que preocupa as pessoas ao redor do mundo. Para 2017, a OMS definiu a depressão como tema da campanha.
A depressão afeta pessoas de todas as idades e condições sociais e de todos os países. A doença traz grande sofrimento mental e afeta a capacidade das pessoas para realizar até mesmo as mais simples tarefas diárias, que às vezes tem efeitos adversos sobre relações com a família e amigos e a capacidade de ganhar a vida. No pior dos casos, a depressão pode levar ao suicídio, que atualmente é a segunda principal causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade.
No entanto, a depressão pode ser prevenida e tratada. Uma melhor compreensão do que a depressão é e como atua ajuda reduzir o estigma associado à doença, além de levar a um aumento no número de pessoas que buscam tratamento, o que é efetivamente o objetivo geral da campanha, lançada em 10 de outubro de 2016 (Dia Mundial da Saúde Mental).
A OMS, no entanto, destaca ainda alguns outros objetivos específicos da iniciativa:
  • que o público em geral fique mais bem informados sobre a depressão, suas causas e as suas possíveis consequências, incluindo suicídio, e sobre a ajuda que está disponível para a prevenção e tratamento da doença;
  • que as pessoas com depressão não tratada coemcem a procurar ajuda; e
  • que a família, amigos e colegas de pessoas com depressão possam apoiá-los.

O que é depressão?

A depressão é uma doença caracterizada pela tristeza persistente e perda de interesse em atividades que normalmente se desfrutam, bem como a acheter viagra incapacidade de realizar atividades diárias durante pelo menos duas semanas. Além disso, as pessoas com depressão têm geralmente vários dos seguintes sintomas: perda de energia; mudanças de apetite; necessidade de dormir mais ou menos do que o habitual; ansiedade; diminuição da concentração; indecisão; inquietação; sentimentos de inutilidade, culpa ou desesperança; e pensamentos de auto-agressão ou suicídio.
O foco da campanha é a importância de se falar sobre a depressão como um componente vital de cura. O estigma da doença mental, incluindo depressão, continua a ser um obstáculo para as pessoas em todo o mundo pedirem ajuda. Falar de depressão com um membro da família, amigo ou profissional de saúde, seja em contextos mais amplos (como a escola, local de trabalho e ambientes sociais) ou na esfera pública (mídia, blogs ou redes sociais) ajuda a eliminar esse estigma e a aumentar o número de pessoas que buscam tratamento.
O slogan da campanha é: 'Vamos falar sobre depressão' e a campanha é destinada a todas as pessoas, independentemente da idade, sexo ou condição social. No entanto, a OMS chama atenção para três grupos especialmente afetados pela doença: jovens com idades entre 15 a 24 anos, mulheres em idade fértil (especialmente após o nascimento de uma criança) e idosos.

As principais mensagens da campanha:

  • A depressão é um transtorno mental comum que afeta pessoas de todas as idades e condições sociais e de todos os países.
  • O risco de depressão é agravada pela pobreza, o desemprego, os eventos de vida como a morte de um ente querido ou o rompimento de um relacionamento, doenças físicas e problemas causados ​​pelo álcool e drogas.
  • Depressão provoca angústia mental e pode afetar a capacidade das pessoas para realizar até mesmo as mais simples tarefas diárias, que às vezes tem efeitos adversos sobre as relações com a família e amigos.
  • A depressão não tratada pode impedir a pessoa afetada para trabalhar e participar na vida familiar e comunitária.


































Fotos/Ilustrações: 

OMS (cartazes da campanha)




06 de Janeiro - Dia da Gratidão


Esse é um dia dedicado ao agradecimento, dia de expressar gratidão por tudo o que somos e temos, por tudo de bom que nos acontece e pelos desafios com os quais nos deparamos.
Agradecer é um exercício que nos traz muitos benefícios, pois desperta em cada um de nós uma atitude positiva com relação à vida e que nos fortalece para os momentos de dificuldades.
Além da data comemorada no Brasil, há também o Dia Mundial da Gratidão, o qual se comemora em 21 de setembro.
A data teve origem no dia 21 de setembro de 1965, quando um encontro internacional no Havaí reuniu pessoas motivadas a reservar um dia no ano para agradecer.
Nos Estados Unidos e no Canadá, principalmente, o Dia de Ação de Graças(Thanksgiving Day, em inglês) é o dia de demonstrar gratidão.
A data é comemorada na quarta quinta-feira de novembro e é um feriado muito importante nesses dois países.
No dia 6 de janeiro também se comemora o Dia de Reis, data em que se relembra a chegada dos Reis Magos ao local onde Jesus nasceu.


Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-gratidao/




07 de Janeiro - Dia do Leitor






Esta é uma data dedicada às pessoas que são apaixonadas pela literatura, ou seja, que amam livros!
Ninguém nasce sendo um leitor. O interesse pela literatura é algo que se desenvolve no ser humano através dos anos, a partir de influências positivas relacionadas ao ato de ler.
O hábito da leitura é importante para exercitar as capacidades de comunicação, interpretação e de cognição das pessoas.
A literatura ainda é celebrada no Brasil em outras datas ao longo do ano, como o Dia da Literatura Brasileira, comemorada anualmente em 1 de maio; e o Dia Nacional do Livro, em 29 de outubro.

Origem do Dia do Leitor

O Dia do Leitor foi criado em homenagem à fundação do jornal cearense “O Povo”, criado em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.
Neste jornal, que ficou conhecido por combater a corrupção e divulgar fatos políticos, existia um suplemento chamado “Maracajá” que se tornou um espaço de divulgação do movimento modernista literário cearense na época.
As obras de Demócrito Rocha são de grande importância para a cultural regional. O autor pertenceu à Academia Cearense de Letras, enquanto era vivo.





A origem do Guarda chuva 











Apesar da sua origem ser incerta o guarda-chuva é uma invenção muito antiga. Sabe-se que no século XII a.C. já era usado pelos chineses.
Mais tarde os Assírios, Egípcios, Persas e Romanos tiveram influência na utilização de novos materiais na busca de conseguirem combinar a utilidade com a elegância.
Durante muito tempo o guarda-chuva foi visto como um objecto com significado sagrado, ao ponto de só ser utilizado para cobrir as divindades e a realeza em procissões e eventos de grande significado espiritual.
Esse aspecto de objecto “divino” chegou mesmo ao Cristianismo. Nas cerimónias litúrgicas existiam sempre dois guarda-chuvas que seguiam à frente do Papa. Um deles, que ia aberto, simbolizava o poder temporal e o outro, sempre fechado, representava o poder espiritual.
Foram os Japoneses e Chineses que mais contribuíram para a sua adopção como um simples acessório de protecção para a chuva e para o sol, sem quaisquer valores sociais ou divinos associados. É com esta função que o guarda-chuva chega à Grécia e a Roma, onde foi largamente usado como um acessório feminino. Em Roma era comum as senhoras saírem acompanhadas por um escravo (o chamado ombrellifero) que tinha a função de as proteger com sombrinhas, normalmente ricamente adornadas com ouro e marfim.
Durante a Idade Média o guarda-chuva desapareceu, apenas voltando a reaparecer por altura da Renascença, apesar do seu uso ser muito limitado, ao que também não seria estranho o facto de serem feitos em couro e com pesados cabos de madeira, podendo chegar aos 2 kg de peso.
Mas a partir do momento que os Jesuítas introduziram a seda no fabrico dos guarda-chuvas, tudo mudou. Nos finais do século XVII foi na cidade de Paris que se começou a refinar o conceito deste acessório: melhorou-se o formato e criou-se a distinção entre guarda-chuva e guarda-sol. De imediato o guarda-sol passou a ser considerado peça indispensável para as mulheres da época. Esta nova utilização deu origem às sombrinhas enfeitadas com bordados em seda, de ar muito leve e que serviam para dar algum recato aos rostos durante os passeios ao sol.
Talvez devido a este sucesso no meio do público feminino é que o guarda-chuva teve muita dificuldade em ser adoptado pelo lado masculino da sociedade. Só no final do XVIII é que ele começou a ser aceite pelos homens em Inglaterra, muito devido à obstinação do comerciante inglês Jonas Hanway, um apaixonado por guarda-chuvas, que conseguiu provar que eram dignos de serem utilizados por um gentleman.



Jonas Hanway foi o primeiro londrino, (e talvez o primeiro cidadão inglês), a andar diáriamente com um guarda-chuva, que utilizava para se proteger do sol e da chuva. Não será de estranhar que tenha passado a sua vida a ser ridicularizado pelos seus conterrâneos. No entanto, após a sua morte em 1786, os homens ingleses começaram de forma gradual a sair à rua de guarda-chuva na mão que, considerando os frequentes dias de chuva naquele país, se tornou quase um acessório obrigatório.
Daí até agora o guarda-chuva espalhou-se por todo o mundo tendo-se transformado num objecto de grande simplicidade e utilidade, sendo usado quase exclusivamente como protecção nos dias de chuva e não como o acessório de moda elegante de outros tempos.





Você bebe água corretamente?






Fonte: https://www.facebook.com/boamenteco/videos/2498908857000211/




Somos o que comemos:



Fonte: https://www.facebook.com/boamenteco/videos/2463416167216147/




Saiba os benefícios do Limão Congelado:






Fonte: https://www.facebook.com/boamenteco/videos/




Crianças necessitam de Micróbios e não de 
Antibióticos:




Fonte: https://www.facebook.com/boamenteco/videos/







Separação do lixo: 8 coisas que você provavelmente não sabe

Pontos importantes sobre a separação do lixo




  1. Papéis

Praticamente todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão, papel laminado, nota fiscal, envelope, jornais e revistas. Porém, precisam estar limpos e secos. Podem ser dobrados ou picados, mas não amassados.

Não são recicláveis: papel celofane, papel plastificado, papel parafinado, papel carbono, papel de fax, fotografias, papel toalha, guardanapo e papéis sanitários.

Lembre-se de que para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água, 5 mil KW de energia e 17 árvores adultas. Já para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados apenas 2 mil litros de água e 50% da energia.
  1. Vidros

O vidro pode ser infinitamente reciclado e praticamente todos os tipos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros temperados, louça, cerâmica, porcelana, óculos, pirex e vidros especiais, como tampo de forno e micro-ondas.

É importante saber que 1 Kg de vidro quebrado faz 1 kg de vidro novo – ou seja, ele é 100% reciclável.
  1. Metais

São recicláveis: enlatados, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, parafusos, cobre e alumínio. Com curiosidade, uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas.

Clipes, grampos, esponjas de aço, latas de verniz e latas de produtos tóxicos não são recicláveis.
  1. Plástico

Praticamente todo tipo de plástico é reciclável. Não se recicla: adesivos, acrílico e cabos de panelas.
Saiba que para cada 100 toneladas de plástico reciclado economiza-se 1 tonelada de petróleo.
  1. Isopor

O isopor é reciclável e deve ser colocado no recipiente coletor de plásticos.

Como o processo de reciclagem do isopor não é economicamente viável, é importante usá-lo de diversas formas e evitar ao máximo o seu desperdício. Algumas empresas transformam o isopor em matéria-prima para blocos de construção civil.
  1. Produtos considerados perigosos que nunca devem ir para o lixo

  • Lâmpadas fluorescentes – contêm mercúrio, altamente poluente;
  • Cartuchos e toners;
  • Pilhas e baterias – também contêm mercúrio;
  • Eletrônicos velhos/quebrados – CPUs, monitores, cabos, teclados, estabilizadores, celulares e eletrodomésticos. Podem conter chumbo, bromo, mercúrio e cádmio, metais perigosos.
Esses produtos devem ser devolvidos sempre no local da compra ou em pontos de coleta específico para esse fim.
  1. Lavar ou não lavar os materiais descartados

Para o processo de reciclagem ser realizado, não é necessário lavar nada antes. Porém, é higiênico retirar o excesso de resíduos do recipiente, principalmente se ele ficar armazenado por algum tempo, para não causar mau cheiro ou atrair insetos e roedores.
    1. Nem todo lixo seco e limpo é reciclável

    Nas empresas, muitos materiais de escritório não podem ser reciclados: papel-carbono, etiqueta adesiva, papel de fax, papéis plastificados, fita crepe, fita adesiva, isolante, clipes, grampos e tachinhas.
    Outros dejetos também ficam de fora da reciclagem: guardanapos, filtro de cigarros, rolhas, acrílico, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel, esponjas de aço, tomadas, espelhos, cerâmica, porcelana e espuma. 

    Reciclar é cuidar do meio ambiente e contribuir para a perpetuação de recursos esgotáveis. Informe-se, desenvolva essa cultura em sua família e compartilhe as informações com conhecidos.










    Beber água no inverno é tão importante quanto no verão

    Médicos orientam a beber de 1,5 a 2 litros por dia, inclusive no inverno.





    Por causa das baixas temperaturas é comum as pessoas “esquecerem” de tomar água durante o inverno. A vontade de matar a sede está mais ligada ao calor que é feito no verão e as atividades físicas. Mas especialistas afirmam que não beber a quantidade de água certa durante o dia, mesmo no inverno, pode trazer problemas para a saúde.
    Você pode nem saber, mas beber água ajuda a manter a beleza da pele, dos cabelos, das unhas e até evitar a celulite. Os médicos orientam a beber de 1,5 a 2 litros por dia. Essa quantidade, em média, é o gasto por uma pessoa adulta durante o dia, seja fazendo a digestão, no suor, na urina ou alguma outra atividade.
    Água ajuda na digestão, mantém a pele hidratada e evita doenças renais. Muitas pessoas costumam trocar no inverno a água mineral por bebidas quentes, como café, chá, cappuccino, chocolate quente. Segundo a nutricionista Caline Nogueira, isso deve ser evitado. “A água não pode ser substituída nunca por outro tipo de bebida. Ela tem suas funções muito bem definidas. As bebidas quentes até ajudam a manter o corpo quente, mas só a água traz os benefícios da hidratação”, explica.
    Para a nutricionista Mariana Corradi, no inverno a tendência é que as pessoas percam mais peso do que o verão, porque o corpo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo aquecida. E com isso, costuma-se também perder líquido neste processo. “O importante é manter a hidratação no inverno, porque, mesmo que em tese a gente transpira menos no inverno, o nosso corpo gasta água durante outras funções”, afirma.
    Segundo ela, no inverno a pele fica mais seca e a tendência é colocar mais roupa para se proteger do frio e, com isso, acaba transpirando mais também. Uma dica importante da nutricionista é beber água de hora em hora, por volta de 180ml cada vez, e não apenas quando sentir sede. “A sede já é um sintoma de desidratação, é um aviso. A água é boa para manter a parte cerebral em ordem. Sem água e oxigênio não se vive”, diz.
    O consumo de água também facilita a eliminação de toxinas que se acumulam em nosso organismo, sendo eliminados por meio da urina. A água também lubrifica as articulações, evitando a desidratação nas cartilagens e também ajuda a manter a temperatura do corpo. Além de ser essencial nos processos fisiológicos, da digestão, absorção, excreção, no bom funcionamento do rim e do intestino.
    Quem tem problema renal, por exemplo, sabe que é preciso muita atenção nesta época do ano, porque no inverno muita gente deixa de beber água, um fator importante que ajuda a combater este tipo de doença.




    Fonte: G1 Rio Preto e Araçatuba
     Fonte:http://aguakrenak.com.br/blog/beber-agua-no-inverno-e-tao-importante-quanto-no-verao/







    Como e porquê separar o lixo?



    A reciclagem reduz, de forma importante, impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores.
    Rafaela Ribeiro
    A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.
    Segundo a última pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas diárias de resíduos sólidos. O rejeito é resultante de atividades de origem urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou diferenciada. Esses materiais gerados nessas atividades são potencialmente matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia.
    Mais da metade desses resíduos é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto. Com isso, o prejuízo econômico passa dos R$ 8 bilhões anuais. No momento, apenas 18% das cidades brasileiras contam com o serviço de coleta seletiva. Ao separar os resíduos, estão sendo dad os os primeiros passos para sua destinação adequada. Com a separação é possível: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos.
    O que é reciclável?
    É reciclável todo o resíduo descartado que constitui interesse de transformação de partes ou o seu todo. Esses materiais poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais.
    Por exemplo: Folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame, todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens em geral e outros.
    Como separar o lixo doméstico?
    Não misture recicláveis com orgânicos – sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.
    Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.
    Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.
    Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.
    O que não vai para o lixo reciclável?
    Papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel. Cabos de panela e tomadas. Clipes, grampos, esponjas de aço, canos. Espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.
    E as embalagens mistas: feitas de plástico e metal, metal e vidro e papel e metal?
    Nas compras, prefira embalagens mais simples. Mas, se não tiver opção, desmonte-a separando as partes de metal, plástico e vidro e deposite-as nos coletores apropriados. No caso de cartelas de comprimidos, é difícil desgrudar o plástico do papel metalizado, então descarte-as junto com os plásticos. Faça o mesmo com bandejas de isopor, que viram matéria-prima para blocos da construção civil.
    Outras dicas:
    Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não recicle papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.
    Plásticos: 90% do lixo produzido no mundo são à base de plástico. Por isso, esse material merece uma atenção especial. Recicle sacos de supermercados, garrafas de refrigerante (pet), tampinhas e até brinquedos quebrados.
    Vidros: quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.
    Metais: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos. Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.
    Isopor: Ao contrário do que muita gente pensa, o isopor é reciclável. No entanto, esse processo não é economicamente viável. Por isso, é importante usar o isopor de diversas formas e evitar ao máximo o seu desperdício. Quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos. Algumas empresas transformam em matéria-prima para blocos de construção civil.
    CURIOSIDADES:
    • A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas.
    • Cerca de 100 mil pessoas no Brasil vivem exclusivamente de coletar latas de alumínio e recebem em média três salários mínimos mensais, segundo a Associação Brasileira do Alumínio.
    • Uma tonelada de papel reciclado economiza 10mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas.
    • Cada 100 toneladas de plástico reciclado economizam 1 tonelada de petróleo.
    • Um quilo de vidro quebrado faz 1kg de vidro novo e pode ser infinitamente reciclado.
    • O lacre da latinha não vale mais e não deve ser vendido separadamente. As empresas reciclam a lata com ou sem o lacre. Isso porque o anel é pequeno e pode se perder durante o transporte.
    • Para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água e 5 mil KW de energia. Para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados apenas 2 mil litros de água e 50% da energia.
    • Cada 100 toneladas de plástico economizam uma tonelada de petróleo.
    • O vidro pode ser infinitamente reciclado.
    Fonte: MMA

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário