sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Vacina da Febre Amarela: Prevenção e indicação

A disseminação de doenças infecciosas vêm aumentando cada vez mais no país. Os vetores que transmitem essas doenças estão se adaptando aos diferentes ambientes e situações, fato que ajuda agravar ainda mais os problemas.
Os mosquitos Aedes aegypti, transmissores da Dengue, Zika e Chinkugunya, também são responsáveis pela propagação da Febre Amarela, uma doença que vem causando grandes transtornos.
Os primeiros sintomas da Febre Amarela são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.
A prevenção da doença deve ser feita evitando a proliferação do mosquito,
A vacina contra Febre Amarela é uma proteção individual, na qual é indicada e aplicada especialmente em pessoas que moram em áreas com indícios da doença ou então, que irão viajar para locais que estão em surto.
Na cidade de Cachoeira Paulista essas vacinas são disponibilizadas no Posto do Centro (AME), rua: Prudente de Moraes, todas sextas-feiras, das 7 às 17 horas.
A Enfermeira Responsável pela Vigilância Epidemiológica, Bianca Ribeiro Pereira Silva Jardim, de Cachoeira Paulista informou: “Aqui na região, a Febre Amarela não é considerada uma doença endêmica, por isso não é de rotina em nosso calendário. A gente tem disponível, nós somos um polo vacinador, porém a vacina que temos para oferecer ela é proporcionada aos munícipes que apresentem um comprovante de que irão viajar para as áreas onde temos a febre amarela endêmica. É importante frisar isso, que a vacina não está sendo feita de forma indiscriminada, é destinada apenas para essas pessoas que irão viajar para lugares com os casos de surto”.
Os pacientes que precisarem, o ideal é procurar ser vacinado dez dias antes de viajarem, pois a vacina só confere imunidade com no mínimo dez dias. Os pacientes com imunidade comprometida, doenças auto imunes, portadores de HIV, idosos acima de 60 anos e gestantes, só poderão tomar a vacina com indicação médica, pois é produzida com vírus vivo, podendo manifestar efeitos colaterais em caso de imunidade baixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário