O Dia Mundial da Energia é celebrado anualmente em 29 de maio. Esta data foi criada com o intuito de motivar uma conscientização civil e política sobre a importância da poupança de energia e incentivo ao uso de energias renováveis. O uso de energias fósseis, como o petróleo e carvão mineral, por exemplo, ajuda a potencializar a poluição nos ambientes, prejudicando a vida de todos os seres do planeta. O Dia Mundial da Energia surgiu a partir de uma iniciativa da Direção Geral de Energia de Portugal, em 1981. Nesta data, em todo o mundo, são organizadas dezenas de atividades de conscientização. Cada pessoa pode fazer a sua parte para evitar o desperdício de energia, como aproveitando ao máximo o uso da luz natural (do sol) e comprando eletrodomésticos com classe energética mais eficiente.
Dicas para evitar o desperdício de energia
Desligar as luzes dos cômodos da casa que não estão sendo usados;
Não abrir a porta da geladeira por repetidas vezes;
Trocas as lâmpadas incandescentes por fluorescentes;
Secar suas roupas ao sol e vento;
Separar o lixo doméstico;
Usar máquina de lavar com carga completa e temperatura baixa;
Diminuir o uso de papel e aproveitar mais os recursos online.
No ultimo domingo, 28, aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes o Torneio de amizade Futsal Feminino. O evento contou com a participação de 10 equipes de várias regiões. Equipe Meninas superpoderosas de Cachoeira Paulista -... SP , conquistou a vitória e é a grande campeã. O segundo lugar ficou com as meninas do Gran Pará de Petrópolis - RJ , e finalizando as premiações o terceiro lugar contemplou Taboão da Serra - SP.
A Escola Municipal Professor Joaquim Monteiro da Silva, recebeu a visita do escritor Thiago Cascabulho, autor do livro “AMIGA LATA, AMIGO RIO” lançado há 15 anos, quando o autor percebeu que havia poucos livros que falava sobre os rios e principalmente o Rio Paraíba do Sul. A partir daí, o autor começou a visitar as escolas com o apoio de algumas empresas, criando então, o Projeto Douradinho, um trabalho cultural de educação ambiental e incentivo à leitura. Se você quiser saber mais sobre o Projeto Douradinho, acesse www.projetodouradinho.com.br
A Quadra Coberta “Avelino Pinto Ventura” e o Campo de Futebol “Estádio João Pinto Barbosa”, são locais públicos de prática de Esporte e Lazer, onde recebe visita de muitos munícipes que costumam fazer exercícios físicos, jogar futebol, praticar algum outro esporte, atividade física, ou apenas se divertir.
Nessa última Sexta-feira, 26 de Maio, o espaço do Ginásio Municipal passou por algumas manutenções. Estão fazendo a limpeza da quadra coberta e do Campo. Realizando poda de árvores, roçagem, limpeza do matagal, pintura das marcações do Campo de Futebol , entre outros retoques necessários.
Se atentem às melhoras da cidade e colaborem com a manutenção ajudando a mantê-la, pois a administração do município não faz nada sozinha, é preciso que cada um faça sua parte.
Conforme o artigo 2º da Resolução 3919 do Banco Central do Brasil, ao optar pelo Rol de Serviços Essenciais (mais detalhe sobre ele no final do post), o correntista terá direito a receber dois extratos, gratuitos, contendo toda a movimentação dos últimos 30 dias, então não custa nada consultar o documento para evitar surpresas desagradáveis. Confira o que você deve saber sobre a sua conta:
– As denominações para cada item deverão ser claramente identificadas no extrato, de maneira a não gerar dúvidas ao consumidor; – Se você possui pagamentos em débito automático ou pagou alguma dívida com cheque, acompanhe atentamente os lançamentos. Quem possui Rol de Serviços Essenciais só tem direito a dois extratos gratuitos , mas pode fazer esta verificação através da internet ou do serviço de atendimento telefônico do banco onde possui conta. Lembrando que obrigação de verificar se os devidos débitos foram realmente efetuados é do consumidor; – Caso constate que algum serviço está sendo cobrado sem a sua solicitação, reclame junto ao SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) de seu banco. O Decreto 6.523/2008, determina que a empresa solucione a demanda em até cinco dias úteis. O que diz a Lei De acordo com o parágrafo único do artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, “O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável”. Por isso é importante ler com atenção tudo que lhe é cobrado pelo seu banco. Se houver alguma tarifa ou encargos de serviços não solicitado, faça fazer valer os seus direitos e reclame junto aos órgãos de defesa do consumidor. Serviços gratuitos – Cartão com função débito; – Receber a segunda via do cartão de débito, exceto nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danos emitente; – Realização de até quatro saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de autoatendimento; – Realização de até duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de autoatendimento e/ou pela internet; – Dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos 30 dias por meio de guichê de caixa e/ou terminal de autoatendimento; – Realização de consultas mediante utilização da internet; – Receber, até 28 de fevereiro de cada ano, do extrato consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas; – Compensação de cheques; – Dez folhas de cheques por mês, desde que o cliente reúna os requisitos necessários à utilização de cheques, conforme a regulamentação em vigor e condições pactuadas; – Prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos. Portanto, se você usa pouco a sua conta, não contrate os pacotes oferecidos pelos bancos, pois em muitos você terá os mesmos serviços citados a cima (com poucas diferenças) e o custo – benefício pode não valer à pena. Apesar de ser obrigatória a sua oferta, o Rol de Serviços Essenciais é um "ilustre desconhecido". Os bancos podem dificultar ao máximo a vida do consumidor que quer contratá-lo. Se você estiver pensando em obter este rol e encontrar resistência da instituição financeira denuncie ao Banco Central e ao órgão de defesa do consumidor de sua cidade.
“Não espere receber para dar, nem gentileza para ser gentil. Tenha você grandes atitudes, doe a cada dia um pouco de si e faça com os outros apenas o que você gostaria que fizessem com você. Pois são nos pequenos gestos e atitudes que ficam as melhores lembranças.” Reprinsz
Um ditado popular diz que gentileza gera gentileza. Quando se é gentil com os outros ajudamos a tornar o ambiente melhor. Ser gentil é ser amável, agradável e elegante. Uma pessoa gentil demonstra cortesia, é educada e atenciosa. Muitas vezes é considerada nobre e cavalheira. Por tudo isso é uma pessoa encantadora.
Luiz Gabriel Tiago disse que “a gentileza pode transformar uma vida, uma relação, um relacionamento profissional: basta praticar. A gentileza no ambiente de trabalho é o grande trunfo dos profissionais que estão prontos para fazer a diferença no mercado.”. Gandhi dizia que “a gentileza não diminui com o uso. Ela retorna multiplicada.”.
Gentileza é um gesto de cuidado com o outro, com a vida. Geralmente, a pessoa que é gentil com as outras acaba se destacando.
Reprinsz aconselhou: “Não espere receber para dar, nem gentileza para ser gentil. Tenha você grandes atitudes, doe a cada dia um pouco de si e faça com os outros apenas o que você gostaria que fizessem com você. Pois são nos pequenos gestos e atitudes que ficam as melhores lembranças.”.
É muito difícil conviver com a falta de gentileza. Estudos comprovam que pessoas que praticam a gentileza aumentam o seu grau de felicidade. Isso porque a gentileza está ligada ao gene que libera a dopamina, neurotransmissor que proporciona bem-estar. Aqueles que ajudam os outros regularmente têm mais saúde mental e menos depressão. Pessoas solidárias têm menos probabilidade de sofrer de doenças crônicas, e seu sistema imunológico tende a ser melhor, porque existe uma relação direta entre bem-estar, felicidade e saúde.
Pessoas gentis não são individualistas, respeitam o trabalho do colega, e com isso elas chegam mais longe, já que abrem caminhos de comunicação com os outros e se tornam mais acessíveis.
Segundo Rosana Braga, “gentileza é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. Ser gentil, portanto, é um atributo muito mais sofisticado e profundo que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta, porque embora possamos (e devamos) aprender a ser gentil, trata-se de uma característica diretamente relacionada com caráter, valores e ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir com um mundo mais humano e eficiente para todos. Ou seja, para se tornar uma pessoa mais gentil, é preciso que cada um reflita sobre o modo como tem se relacionado consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo.”
Pessoas gentis tentam se colocar no lugar do outro, são bons ouvintes e praticam a arte da paciência. Além disso são capazes de pedir desculpas, quando descobrem que erraram, são solidários e companheiros. Procuram analisar as situações e serem justos. São capazes de resolver muitos conflitos, somente com seu jeito de ser.
É preciso praticar a gentileza com todos, sejam seus subalternos, familiares ou amigos próximos. Dizem que o favor é feito com o cérebro e a gentileza com o coração, ou seja, não é um gesto planejado.
Claro que precisamos também agradecer quando alguém for gentil conosco. Dizer “por favor”, “obrigado” e “bom dia”, faz com que sejamos vistos com simpatia. Claro que o tom de voz é tão importante quanto a palavra que dissermos. Se possível, faça um elogio, mas este precisa ser com sinceridade. E, além disso, tenha em mente que um sorriso pode abrir muitas portas.
Enfim, seja gentil com as pessoas e elas, provavelmente, serão gentis com você também. Lembre-se do que disse Shakespeare: “Eu aprendi que ser gentil é mais importante do que estar certo.”
Ontem dia 26 de Maio, foi dia da Campanha do Agasalho no Município. Pela manhã, a equipe do Fundo Social de Solidariedade em parceria com a SABESP, passaram nas casas recolhendo as doações.
Não deixe de contribuir, ainda dá tempo. Caso queira fazer a sua doação, mas os funcionários já tenham passado no seu bairro, pode levar até a Assistência Social, na rua: Bernardino de Campos, nº 88.
A campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 9 de junho. A previsão inicial do era de que a imunização fosse encerrada hoje (26/05/2017). A prorrogação, segundo o Ministério, tem como objetivo atingir a meta de vacinar 90% do público-alvo (idosos, puérperas, indígenas, crianças, gestantes, professores e trabalhadores de saúde). Até o momento, foram imunizados 63,6% de um total de 54,2 milhões de pessoas. Vá à Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e vacine-se. Vacinação é a forma mais segura de se prevenir contra a GRIPE! Fonte: http://cachoeirapaulista.sp.gov.br/home/a-campanha-nacional-de-vacinacao-contra-a-influenza-foi-prorrogada/
Hoje, 26/05/17 o Posto ESF da Vila Carmem e CDHU, onde e equipe preparou uma confraternização para as mães com café da manhã, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, e distribuição de panfletos com orientações sobre prevenção de DST/AIDS. As festividades encerraram com sorteio de brindes para mães que participaram das comemorações.
Na manhã desta sexta-feira, 26, a Praça Major Lombardi situada na Rua Prefeito Antônio Mendes recebeu serviços de manutenção; capina, varrição, pintura em guias e podas no canteiro, proporcionando aos moradores conforto ao usufruir o espaço revitalizado.
No dia de hoje, 25/05/2017
recebemos a visita do Ex – Prefeito da cidade de Canas, Sr. Valderez Lucena –
Coordenador do PTB do Vale do Paraíba, tratamos de assuntos do interesse do
nosso Município.