Dicas Carnaval : Veja algumas dicas para cuidados antes, durante e depois das festas:
Antes. - Hidrate-se com antecedência! Dê preferência à água e aos sucos naturais, consumindo de 2 a 3 litros diariamente. ...
Durante. - Hidrate-se a todo o momento! ...
Após. Para aqueles que exageraram, este é o dia da ressaca.
A partir desta sexta-feira, os brasileiros encaram um tipo diferente de maratona: a do carnaval. Os ingredientes para o sucesso são muito parecidos com os da prova de rua: alimentação e hidratação adequadas, calçado confortável e roupas leves vão ajudá-lo a cruzar inteiro a linha de chegada depois de quase cinco dias de folia – e sem queimar a largada!
Como os termômetros estão lá em cima, e a agitação do carnaval aumenta ainda mais as temperaturas, a ingestão de líquidos deve ser prioridade. E não vale beber tudo em cerveja – o álcool provoca ainda mais desidratação. O correto é alternar com muita água, sucos naturais, água de coco e até as bebidas esportivas, que, além da água, repõem a perda de eletrólitos e carboidratos.
“O calor faz com que nosso organismo perca muito líquido e sais minerais por meio do suor. Se a reposição não for suficiente, passamos a ter dificuldade em executar as principais reações metabólicas”, afirma Daniel Couto, coordenador do curso de nutrição do Centro Universitário IBMR.
Em relação à alimentação, a lógica também segue a da corrida: antes da folia, aposte em alimentos ricos em carboidrato, para garantir um bom aporte de energia, e evite opções gordurosas, de difícil digestão. Para aguentar a maratona carnavalesca, o reabastecimento deve ser com “alimentos leves, frescos e de fácil digestão, como frutas e hortaliças variadas, que também repõe as vitaminas e minerais perdidos”, recomenda o nutricionista.
Confira a seguir dicas importantes para você aproveitar o carnaval sem quebrar pelo caminho:
– Aumente o consumo de água. “O calor intenso somado ao esforço de sambar e pular aumenta a transpiração, o que faz com que se perca mais líquidos e sais minerais”, afirma a nutricionista Liane Schwarz Buchman, da Clínica BodyHealth. Atenção para dores de cabeça, fraqueza, cãibras e tontura, que podem ser sinais de desidratação.
– Ingira alimentos leves e energéticos. Em pequenas quantidades e maior frequência – cuidado para não se empolgar demais na folia e ficar muitas horas sem comer. “Alimentar-se corretamente ajuda a manter a energia alta e evita a fadiga”, alerta Liane, que recomenda frutas, sanduíches naturais, saladas, sucos e água de coco.
– Complemente a hidratação com alimentos ricos em água. “Algumas frutas possuem alto teor de água, como a melancia, por exemplo. Se você come uma fatia, que é composta por 90% de água, a quantidade a ser consumida em líquido diminui”, ensina Mauro Scharf, diretor médico e endocrinologista do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica.
– Bebidas esportivas liberadas. Compostas por água, eletrólitos e carboidratos, essas soluções isotônicas ajudam a evitar a desidratação e ainda deixam sua energia lá no alto, diminuindo a sensação de cansaço. Mas não exagere: “O consumo desnecessário pode trazer problemas como a ingestão excessiva de sódio e, por conter carboidratos, estimular o ganho de peso”, destaca Scharf.
– Álcool com moderação. “A dica para aproveitar o carnaval é beber moderadamente e intercalar a bebida alcoólica com água ou suco para evitar a desidratação – e a ressaca no dia seguinte. Jamais beba de estômago vazio, pois o álcool age mais rápido no organismo e acelera a intoxicação”, avisa o neurologista Leandro Teles.
– Evite a hipoglicemia. A ingestão de bebida alcoólica e os longos períodos em jejum podem fazer cair os níveis de açúcar no sangue. “Neste caso, a dica é tomar um copo de suco de laranja ou consumir dois saquinhos de mel”, diz Liane.
– Afaste-se da intoxicação alimentar. “Cuidado ao comer em bailes, ruas e festas. Fique longe de alimentos com ovos, camarão ou maionese. Se o local tiver um aspecto duvidoso, não arrisque”, aconselha a nutricionista. Outro cuidado simples é lavar as mãos com frequência – muitas doenças podem ser evitadas assim.
– Acerte na fantasia. “É importante fazer uso de roupas leves, confortáveis, e evitar ao máximo a exposição ao sol”, lembra Scharf. Para curtir a festa durante o dia, não esqueça do protetor solar!
– Só no detox. Se o resultado final da folia for o famoso “pé na jaca”, para dar uma ajuda ao fígado e desintoxicar, coma alimentos antioxidantes, como frutas cítricas, castanhas, vegetais verdes escuros e alaranjados. A chef Silvia Perotti, fundadora do método Annapurna, tem uma receita infalível: tome suco de ½ limão diluído em meio copo de água todos os dias antes do café da manhã.
Desejamos um Feliz Carnaval á todos Ver. Dimas Barbosa e Assessoria Parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário