Todo início de outono é a mesma coisa: a temperatura começa a cair e os problemas respiratórios voltam a aparecer. Por mais que o estoque de soro fisiológico esteja em dia, que os antialérgicos já foram guardados na bolsa e um médico já tenha sido consultado, a rinite e outros tipos de alergias sempre se intensificam com a chegada das estações mais frias.
Você já deve ter ouvido diversas dicas sobre como tornar o ambiente de casa menos nocivo à saúde. O kit básico que inclui o balde de água no canto do quarto, abrir as janelas durante o dia, beber mais água e lavar os cobertores já virou rotina para os que sofrem com as alergias.
Mas, muito além desses procedimentos, algumas medidas relacionadas à alimentação, limpeza e também na adaptação dos exercícios físicos diários podem contribuir para a melhora dos sintomas. Confira:
Evite a poluição e o ar condicionado
Para o doutor Olavo Mion, professor de otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o cuidado com as vias respiratórias deve ter atenção especial principalmente nas estações mais frias.“Com o ar mais seco, frio e poluído, as vias respiratórias se sobrecarregam e tentam melhorar a qualidade do ar que entra nos nossos pulmões, fator que aumenta os sintomas das alergias”, ressalta.
Para ele, o primeiro procedimento que se deve tomar é buscar ambientes menos maléficos ao nosso sistema respiratório, evitando exposição prolongada à fumaça e poluição e ao uso do ar condicionado. “Dentro de casa, por exemplo, o ideal é nunca usar o ar condicionado, pois ele tira a umidade do ambiente”.
Utilize umidificadores com moderação
Cuidado ao varrer ou aspirar a casa
Parece sem sentido, mas isso é mais óbvio do que se imagina na hora da limpeza. Mion afirma que utilizar vassouras e aspiradores para retirar o pó da casa é um erro muito comum. “Varrer e aspirar não eliminam totalmente a poeira. O ideal é sempre tirar o pó com pano úmido, que gruda a poeira e evita que ela se espalhe”.Planeje sua alimentação
No inverno, a alimentação também deve receber atenção especial, buscando aumentar o consumo de frutas e verduras, que ajudam na reposição das vitaminas C e D no corpo.
Neste mês de março acontece uma troca de estação, é hora de despedir do caloroso verão brasileiro e dar boas vindas ao lindo outono! E é claro que a alimentação também é influenciada por esse evento, e manter o padrão saudável faz parte da programação do dia a dia. Pensando nisso selecionamos alguns benefícios e qualidades das frutas da estação que está chegando.
As frutas do Outono são: Abacate, abacaxi, ameixa, banana-maçã, banana-nanica, goiaba, jaca, limão, maçã, pêra.
O abacate é uma fruta originária do México e América Central que além dos macronutrientes, possui uma variedade de vitaminas e minerais. Alguns benefícios que a fruta proporciona:
Poder anti-inflamatório, reduz o estresse, melhora a saúde cardiovascular, ajuda no controle do colesterol, contribui para o fluxo intestinal regular, regula a menstruação, evita o envelhecimento precoce e trata a pele.
Abacaxi
O abacaxi é uma fruta tropical e refrescante, muito apreciada no mundo todo, nas versões naturais e até mesmo em produtos industrializados. É rico em água, ajudando a hidratar o corpo, em vitaminas, sais minerais e fibras essenciais para a promoção da saúde. Benefícios da fruta:
Ajuda a perder peso, pode ajudar no ganho de massa muscular, ajuda no alívio das dores pós treino, ajuda no controle da coagulação sanguínea, sistema imunológico mais forte, ação antioxidante e complemento alimentar de vitaminas essenciais.
Ameixa
Os benefícios da ameixa são maiores do que as pessoas têm conhecimento. Normalmente conhecida apenas pelas propriedades laxativas, a ameixa possui uma grande variedade de nutrientes. Com sabor doce e ligeiramente azedo, pode ser consumida fresca ou na versão desidratada (ameixa seca). Alguns dos benefícios para o corpo humano:
Ajuda manter níveis adequados de glicose no sangue, regula o funcionamento intestinal, melhora a saúde dos ossos, previne anemia, melhora a resistência imunológica e ajuda a emagrecer.
Banana
A banana é uma das frutas mais populares no mundo por ser bastante nutritiva e se adequar em várias combinações de refeições. A fruta contém fibras e também é rica em potássio e vitaminas C e B. Dentre tanta riqueza em nutrientes ela pode trazer vários benefícios à saúde, por exemplo:
É perfeita para baixar a pressão arterial, acalma o sistema nervoso, ajuda a manter os níveis adequados de açúcar no sangue, combate o cansaço, acalma o estômago e contribui na digestão.
Goiaba
A Goiaba contém a maior fonte de Vitamina C, até três vezes mais do que o requisito diário, por isso aumenta significativamente a função do sistema imunológico. Além disso, a goiaba é um antioxidante poderoso que protege contra o estresse oxidativo. Alguns benefícios aumentam:
Melhora capacidade do corpo de absorver ferro, aumentar a produção de sangue, melhora a visão e ajuda proteger de catarata ou degeneração macular, nutre a pele e protege contra as doenças de pele como acne.
Jaca
A jaca não é uma fruta fácil de ser encontrada, mas contém significativa contribuição não só para a saúde, mas também para a boa forma. Os benefícios da jaca são justificados pela presença de diversas vitaminas e inúmeros minerais de função representativa para o corpo. Exemplos disso:
Efeito antienvelhecimento da pele, contribui para os cabelos ficarem nutridos e bonitos, fortalece o sistema imunológico, possui efeito energético, ajuda na manutenção do sistema cardiorrespiratório, equilíbrio da tireóide e reduz os sintomas de hemorróidas.
Limão
Muitos benefícios dos limões são conhecidos há séculos. Os mais importantes são as propriedades antibacterianas, antivirais e fortalecedoras do sistema imunitário, bem como a ajuda na perca de peso. Os limões contem substâncias cítricas, cálcio, magnésio e vitamina C que promovem o sistema imunitário e combatem infecções. Como benefícios para a saúde:
Purifica o organismo, contribui para o funcionamento do sistema urinário porque é diurético, equilibra os níveis de PH, energiza e melhora o humor, refresca o hálito, hidrata o sistema linfático e fortalece o sistema imunitário.
Maçã
A maçã ajuda a controlar certas doenças como diabetes, melhora a digestão, contribuindo para um melhor aproveitamento dos nutrientes e é indicada para quem deseja emagrecer, porque é rica em fibras e tem poucas calorias. Além disso, a maçã é rica em antioxidantes, água e vitaminas, por isso tem os seguintes benefícios para saúde:
Diminuição do colesterol ruim, porque tem baixo índice glicêmico, ajuda a emagrecer, porque têm água e fibras que diminuem o apetite, melhora a prisão de ventre devido as fibras solúveis desintoxicam o aparelho digestivo, alivia as dores de gastrite e ajuda a cicatrizar úlceras gástricas.
Pêra
Os benefícios da Pêra são diversos, pois ela possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. O suco de pêra recém-extraída pode ser consumido para obter melhores resultados. Além disso, a fruta tem alto teor de fibra, nutrientes vitais e minerais que colaboram para a vida saudável:
Previne doenças cardíacas, controla o nível de açúcar no sangue, previne reações alérgicas, previne a osteoporose, ajuda na prevenção de problemas de vesícula biliar, colite e artrite.
Então vamos dar boas vindas ao nosso lindo Outono no próximo dia 20 de março, e claro se deliciar de cada uma das frutas dessa estação!
Fonte: http://www.msn.com/pt-br/saude/medicina/
Fonte: http://redegourmetbh.com.br/app/webroot/blog/tag/outono/
Nenhum comentário:
Postar um comentário