terça-feira, 13 de junho de 2017

13 de junho - Padroeiro Santo Antônio de Pádua








Santo Antonio ou Fernando Antônio de Bulhões, seu nome de nascença,  nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto do ano de 1195. De família nobre e rica, era filho único de Martinho de Bulhões, oficial do exercito de Dom Afonso e de Tereza Taveira. Sua formação inicial foi feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa. Antônio gostava de estudar e de ficar mais recolhido.

Vida de Santo Antonio

Aos 19 anos entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, contra a vontade de seu pai. Morou lá por 2 anos. Com uma grande biblioteca em mãos, Antônio avança na sua história pelo estudo e pela oração. É transferido para Coimbra, que é um importante centro de estudos de Portugal, ficando lá por 10 anos. Em Coimbra ele  foi ordenado sacerdote. Logo se viu o dom da palavra que transbordava do jovem padre agostiniano. Ele tinha conhecimento e grande poder de pregação.
Ele foi o primeiro Doutor da Igreja franciscano, e deu aulas em universidades italianas e francesas. É visto como uma dos mais importantes santos do Catolicismo. É conhecido como santo casamenteiro.

Dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho no Brasil, mesma data em que aconteceu a sua morte.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário