segunda-feira, 24 de julho de 2017

Secretaria da Saúde orienta sobre prevenção de leptospirose

Leptospirose!







4 coisas que você precisa saber
  1. A contaminação ocorre pela pele
A Leptospira penetra no corpo pela pele ou mucosa, principalmente, através de arranhões e pequenos ferimentos. No entanto, se o contato for prolongado, a bactéria também pode penetrar na pele íntegra.
  1. Os primeiros sintomas podem surgir até um mês após contágio
Nos casos em que ocorre a infecção, os sintomas costumam iniciar entre 5 e 14 dias após o contato, mas podem surgir até um mês depois. A doença pode variar desde um processo inaparente até formas graves, com alta letalidade.
  1. Os sintomas mais comuns são: febre, dor de cabeça, dor muscular (principalmente em panturrilhas, dorso e abdome), falta de apetite, náuseas e vômitos
Outras manifestações que podem ocorrer em formas mais graves são icterícia (amarelão), insuficiência renal aguda e hemorragias.
  1. O indivíduo que apresentar os sintomas deve procurar um Serviço de Saúde mais próximo para receber atendimento e tratamento adequados
Pessoas que apresentem esses sintomas após contato com águas de enchente devem procurar imediatamente o serviço de Saúde mais próximo e relatar a história de exposição. Em geral, serão coletados exames para a confirmação da doença (já que outras condições cursam com sintomas semelhantes, como por exemplo, dengue, hepatites, influenza e toxoplasmose, entre outras) e em alguns casos com alta suspeita já será administrado o tratamento indicado.





Fonte: http://cachoeirapaulista.sp.gov.br/home/secretaria-da-saude-orienta-sobre-prevencao-de-leptospirose/le/#main

Nenhum comentário:

Postar um comentário