quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

INFORMATIVO: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE CACHOEIRA PAULISTA COMEÇA 2018 COM AÇÕES INTENSIFICADAS




A Vigilância Epidemiológica iniciou 2018 com o desenvolvimento das atividades de vigilância e controle do Aedes Aegypti através da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), conforme preconizado pela SUCEN para todos os municípios de sua abrangência. Esta atividade consiste na visitação de imóveis e coleta de larvas a fim de obter-se o índice de infestação larvária do município, para que possamos direcionar as futuras atividades de vigilância e controle do Aedes. Sendo assim, saberemos quais os bairros que estão com maior índice de infestação do mosquito e baseando-se nisso faremos ações intensificadas no local.
A Vigilância Epidemiológica faz rotineiramente ações de combate e controle do mosquito através de visitas dos agentes casa a casa, com o intuito de orientação e vistorias do local para que haja diminuição dos criadouros.
Como temos uma população flutuante também devido ao turismo religioso, desenvolvemos ações de intensificação de acordo com o calendário de eventos do município. A Vigilância Sanitária, em suas vistorias de rotina, realiza ações preventivas e complementares às desenvolvidas pela Vigilância Epidemiológica.
Faz-se oportuno ressaltar que tanto as atividades rotineiras como as intensificações, visam controlar o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika vírus e Febre Amarela.
Ressaltamos que até a presente data, não temos registrado Notificações de casos (humanos) suspeitos de Febre Amarela, nem a ocorrência de pessoas doentes que contraíram a doença em outro município. Vale informar também que não há ocorrência de macacos (primata não humano – PNH) doentes ou mortos, suspeitos de febre amarela.
A equipe de Vigilância Epidemiológica está em constante alerta para que casos suspeitos, tanto humanos como de primatas não humanos – PNH, sejam prontamente assistidos de acordo com o preconizado em Notas Técnicas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde – SES/SP.
A vacinação contra Febre Amarela já vem sendo realizada de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde – SES/SP
Secretaria Municipal de Saúde-Cachoeira Paulista
Vigilância Epidemiológica
Assessoria de Imprensa
Fonte: Vigilância Epidemiológica de Cachoeira Paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário