Novembro Azul
O Poder Legislativo apoia esta importante campanha de prevenção
e cuidados com a saúde do homem.
Conheça um pouco da história deste movimento:
Em
2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida foi pioneiro na abordagem de questões
relacionadas ao câncer de próstata no Brasil por meio da campanha Um Toque, Um Drible. O
objetivo era promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao
médico.
Quatro
anos depois, inspirado pelo Movember, movimento internacional dedicado à
conscientização e arrecadação de fundos na luta contra a doença, passamos a
promover um mês inteiro e intenso de mobilizações focado na saúde do homem:
surgia o Novembro
Azul.
Por todo o Brasil,
iluminações de prédios e monumentos, palestras, ações em locais de grande
circulação de pessoas como estradas, estádios e autódromos e apoios de
instituições e personalidades lembram a importância da realização de exames
preventivos.
Até na Times Square, em
Nova Iorque, a campanha chegou, com exibição de um banner em um de seus
principais e mais famosos painéis iluminados. Apenas na edição 2016, por meio
de 463 ações, o Novembro Azul impactou 96 milhões de pessoas em todo o Brasil.
Nas ruas, foram 8
milhões de folhetos distribuídos , além de 300 mil apenas nas estradas para
motoristas. O Novembro Azul também realizou 2,7 mil ações em diversas empresas
durante a campanha, além de ter iluminado 44 prédios e monumentos em todo o
país.
Números
assim refletem o crescimento da campanha e fazem o Novembro Azul tornar-se
referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde
e entrar para o calendário nacional de prevenção. Hoje ele é a maior campanha
de combate ao câncer de próstata do Brasil.
A
recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que
tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos, pois de todos
os tipos de câncer, o de próstata é o sexto mais comum no mundo, e aquele que
mais afeta os homens.
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