O Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações é comemorado no dia 17 de maio.
Além disso, o Brasil celebra o Dia Nacional das Comunicações em 5 de maio, uma data para homenagear Marechal Rondon – o patrono das comunicações, pela criação de linhas telegráficas que uniram o país, proporcionando maior desenvolvimento.
O Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações serve para refletir sobre os incríveis avanços de ambas áreas que afetam positivamente a vida de todo o planeta.
É graças a esses avanços que temos a possibilidade de realizar chamadas telefônicas, usufruir da internet, assistir televisão e escutar o rádio, por exemplo. Esses são apenas alguns dos atributos gerados pela crescente evolução da comunicação e das telecomunicações.
É extremamente difícil, hoje, pensar em um mundo sem todas essas vantagens, já que elas também apoiaram para um mundo com menos fronteiras, influenciando a tecnologia e promovendo a conectividade entre países e continentes.
O Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações também serve para lembrar que em alguns pontos do mundo, esses frutos crescentes dos avanços ainda não chegaram, ou seja, há um grupo enorme de pessoas que não têm conhecimento sobre o que é um telefone ou como usar a internet.
Para isso, o Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações – embora gradualmente apresentando desenvolvimento – ainda não foi capaz de atingir toda a população global.
Importância da comunicação
A comunicação é um processo que todos os seres humanos já usaram e usam na vida, pois é através dele que há a troca de informações, pensamentos, sentimentos e questionamentos.
Não somente verbal, a comunicação está presente em expressões não verbais, como é o caso dos toques e das expressões faciais – a famosa frase “o corpo fala”.
É possível afirmar que a comunicação é uma das necessidades básicas e mais importantes para o ser humano, já que ele necessita usar a comunicação para todas as suas atividades.
Além disso, uma boa comunicação remete a uma imagem pessoal positiva, que atinge também a esfera profissional.
Interessante lembrar que no Brasil há o Ministério das Comunicações, que possui como meta o acesso democrático e universal dos serviços de telecomunicações, de modo que reduza a desigualdade social e regional, estimule o desenvolvimento industrial-tecnológico, entre outros.
Origem do Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações
A origem do Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações está associada com o ano de 1865, quando representantes de 20 países da Europa encontraram-se, na cidade de Paris, na França, para fundar a União Telegráfica Internacional, com o objetivo de controlar a primeira rede internacional composta de telégrafos.
Em 1930, transformou-se em União Internacional de Telecomunicações (ITU, sigla em inglês).
Do telégrafo, pode-se notar a evolução dos meios de comunicação – especialmente com a rede mundial de computadores, tornando um mundo mais globalizado e sem fronteiras. Desse modo, as pessoas podem se comunicar mesmo a grandes distâncias e em menor espaço de tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário