terça-feira, 18 de julho de 2017

Cachoeira Paulista investe em uma Política de Humanização de Assistência à Saúde

Funcionários da Santa Casa de Misericórdia prosseguem nesta manhã de terça-feira, 18, recebendo ‘’treinamento de humanização’’, agora com a segunda etapa, a implantação de alguns protocolos novos para melhorar a qualidade na saúde que terá inicio na próxima semana, 24 de julho.
A implantação da Classificação de Risco no hospital permite que os atendimentos sejam oferecidos com mais eficiência, correspondendo à priorização de atendimento nos serviços de Urgência e Emergência com um processo complexo que demanda competência técnica e cientifica em sua execução.
Segundo a Resolução COFEN n.423/2012, no Art. 1° – a classificação de risco e priorização da assistência em Serviços de Urgência é privativa do Enfermeiro observada às disposições legais da profissão.
Pode-se entender que além de uma resolução, a classificação de risco deve ser entendida como uma prática que garante a organização do atendimento dos pacientes, garantindo um atendimento resolutivo e humanizado àqueles em situação de sofrimento agudo ou crônico agudizado de qualquer natureza.
A Classificação de Risco é realizada com base no protocolo, é representada por cores que classificam a prioridade clínica e a definição do tempo de espera recomendados até a avaliação de acordo com os sintomas e sinais apresentados pelo paciente. A cor vermelha corresponde aos casos emergenciais, à amarela aos urgentes, a verde aos pouco urgentes e a azul identifica os casos não urgentes.














Fonte: http://cachoeirapaulista.sp.gov.br

CACHOEIRA É BRONZE NOS JOGOS REGIONAIS

Fim de jogo e quem sai com a medalha de bronze é Cachoeira. A Secretaria de Esportes e Lazer anuncia que o futebol feminino venceu a final contra o time de Guararema. A Prefeitura parabeniza todos os atletas que se empenharam em representar Cachoeira Paulista nos Jogos Regionais.





Fonte: http://cachoeirapaulista.sp.gov.br/home/cachoeira-e-bronze-nos-jogos-regionais/

MONUMENTOS REFORMADOS EM CACHOEIRA PAULISTA

Parabenizo os funcionários da Prefeitura que estão realizando o trabalho de reforma nos monumentos existentes na cidade, pois as mesmas retratam um pouco da história de Cachoeira Paulista , com homenagem à alguns cidadãos ilustres do município, como: o Maestro Nelson Lorena, no Parque Ecológico; Tonhão Barbudo, próximo ao viaduto; e a estátua do escravo, representando a abolição da escravatura no Brasil.  Outro monumento restaurado foi a imagem de São Cristóvão, no Portal de entrada da cidade.
Esse trabalho é uma forma de zelar pelos patrimônios públicos, e respeitar cachoeirenses ilustres que ajudaram a construir a história da cidade.

                                           INDICAÇÃO DE Nº 0044 -2017





                                                   O ARTISTA CACHOEIRENSE





                                                            NELSON LORENA

                                                     *21/07/1902         +06/07/1990

                                                           Cachoeira Paulista


Nelson Lorena era o mais velho dos três filhos homens de José Randolpho Lorena, casou-se com Hilda Guimarães Cotia, com quem teve 3 filhos: Ney Lorena, Nildes Lorena e Nyone Lorena. Viúvo, casou-se novamente com Doralice Gonçalves de Barros, com quem teve 7 filhos: Nelson Lorena Filho, Newton Lorena, Yane Lorena, Fábio Lorena, Nielsen Lorena, Dilah Lorena e Patricia Lorena.

Nelson nasceu, viveu e nunca abandonou a sua pequena Cachoeira Paulista. Seu espírito realizador soube encontrar, no ambiente tranqüilo da pacata cidade, o estímulo vigoroso para uma fertilidade criativa, que o consagraria como um dos principais representantes do patrimônio cultural e artístico da família Lorena. Matriculado aos sete anos na Escola Masculina da Bocaina, demonstrou notável aplicação, completando em apenas dois anos os quatro exigidos no curso primário. Aos quinze, ingressou na Escola Normal de Guaratinguetá, onde freqüentou por dois anos e foi obrigado a interromper os estudos por dificuldades financeiras. Tornou-se autodidata e instruindo-se em História, Ciências, Religião e Filosofia, habilitou-se como professor leigo, ensinando matemática, música, desenho técnico e trabalhos manuais, na Escola profissional Luis Carlos e no Ginásio Valparaiba e lecionando Harmonia e Teoria Musical no Conservatório Musical de Guaratinguetá. Aos dezoito anos, ingressou na E.F.Central do Brasil como pintor e, aprovado em concurso no DASP, chegou a Oficial Administrativo, cargo no qual se aposentou. Iniciou o aprendizado da Música com seu pai aos onze anos e aos doze, revelando seus pendores artísticos, compôs sua primeira valsa para uma namorada de dez anos de idade, cujo original encontra-se no Museu Maestro Lorena, em Cachoeira. Era, já aos 14 anos, o primeiro trompete da Banda Musical XV de Novembro, executando com peculiar talento e habilidade, os intrincados arranjos que o Maestro Lorena escrevia. Mais tarde, dominando o difícil instrumento com uma técnica especialíssima, adotaria o costume de fazer adormecer suas crianças ao som de suaves acalantos extraídos do seu trompete com surdina. Lecionando e exercendo funções administrativas para prover sua subsistência foi, aos poucos, se revelando e surpreendendo como cronista e autor literário, compositor e arranjador, artista plástico versátil, pintor histórico, paisagista e retratista, cenógrafo, arquiteto original, prolífico escultor, tornando-se um artista completo. E assim, desponta a personagem encantadora e magnética imantada de superlativos, a materializar num vórtice criativo tantas e tão inesperadas formas de arte que, perenizando fatos, pessoas e lugares iriam engendrar a imortalidade do criador através da própria criação. Quem visita Cachoeira não pode deixar de admirar em sua praça principal, o imponente soldado constitucionalista, em bronze fundido, entrincheirado de baioneta em riste, na defesa dos ideais democráticos do bravo povo paulista na Revolução de 1932, o mendigo Tonhão, homenageado em permanente concreto, como a todos lembrar do dever da compaixão, o São Cristóvão, na entrada da cidade, para a benção de tantos que por ali circulam diariamente, a Mãe Preta, na praça ao lado da Igreja de São Benedito em Guaratinguetá, a saudar o orago e as tradições folclóricas que, há tantos anos, ali são celebradas em sua devoção. Os seus intrigantes quadros em meio corpo, de Moisés e Jesus que, acompanhando as pessoas com o olhar, como que examinam o interior dos que diante deles se expõem. O Batismo de Jesus e os imensos painéis a óleo, reproduzindo a Ascensão e a Ressurreição sob as elevadas abóbadas da Igreja Matriz de São Sebastião, em Cachoeira. Suas inumeráveis pinturas históricas, recriações de fatos e momentos inesquecíveis como a passagem de Dom Pedro pelo Vale do Paraíba, a caminho da proclamação da nossa independência e a ereção da Matriz de N.S. da Piedade, na fundação de Lorena. Dizia ele ...”o artista refaz a história, ao criar para o imaginário, as cenas e personagens que ninguém registrou.” Nelson Lorena, vivendo os seus últimos anos em meio a seus quadros e seus livros, afirmava sentir um prazer inefável quando o morno ocaso de sua existência era iluminado e aquecido pela visita dos amigos da aurora da adolescência. Viveu para ver com satisfação o inicio dos trabalhos para realização do sonho que acalentou durante meio século, o Parque Municipal à beira do Paraíba. Sua “terra pequenina ...amada Cachoeira, ...cidade oficina, da nação, pequena obreira!”, como ele a cantou em hino, em retribuição à dedicação e ao amor do ilustre filho, homenageou-o criando naquele local o Parque Ecológico Nelson Lorena, um digno espaço destinado para a preservação de sua memória, tão indispensável, quanto a conservação da própria Natureza. Deixou-nos para continuar sua missão em uma outra vida, conforme a sua fé, aos 06 de julho de 1990.

















Fonte: http://cachoeirapaulista.sp.gov.br/home/monumentos-reformados-em-cachoeira-paulista/
Fonte: http://oslorenas.blogspot.com.br/2008/09/nelson-lorena-21071902-06071990-artista.html

Convite: Festa Julina do Bairro do São João

Vamos prestigiar e curtir esse momento de festa em família





Treinamento promove humanização aos profissionais da saúde

Ontem 17 de julho, no Auditório do Sindicato Rural, a Santa Casa de Misericórdia com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um ‘’ Treinamento de humanização ‘’. A palestra é dividida em dois períodos que se estenderá até o dia, 18, com o propósito de abranger todos os funcionários da Santa Casa.
Com o intuito de oferecer uma melhor qualidade de atendimento aos  pacientes, o município de Cachoeira Paulista investe em  uma Política de Humanização de Assistência à Saúde,  oferecendo  , ações  como  melhoria/qualidade no acolhimento/recepção, instruções, atendimentos médicos, a humildade e o respeito pelo ser humano.
‘’Nesse primeiro momento vamos iniciar a sensibilização e em segundo lugar, já começar a implantação de alguns protocolos novos para melhorar a qualidade na saúde’’ explica a Enfermeira Grazieli Landiosi Garcia , capacitada pela Empresa (OASE).

O que é humanização?

É tomar mais humano, socializar, respeitar, ou seja: reverenciar com educação. Esse conceito remete as boas praticas que devem ser feitas levando em conta o ponto de vista do paciente, para atingir um nível de satisfação alto no atendimento e consequentemente, melhorar a sua experiência facilitando seu retorno. É o relacionamento entre a equipe de saúde e o paciente, onde o profissional leva em conta os interesses do seu paciente. O mais importante: através da humanização o paciente é tratado como pessoa, e não como um produto.















Fonte:http://cachoeirapaulista.sp.gov.br/home/treinamento-promove-humanizacao-aos-profissionais-da-saude/

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Visita do meu amigo Itamar Gama Bardosa


Hoje dia14 de julho tive novamente a grata visita do amigo e Vice – Presidente do Conselho Deliberativo do Clube Literário Sr. Itamar Gama Barbosa.

Tratamos de assuntos do interesse do clube e da comunidade.




LABORATÓRIO SÃO JOSÉ

O Laboratório São José está em funcionamento, realizando todos os exames. Com aparelhagem nova, os pacientes conseguem resultados mais rápidos, proporcionando um melhor atendimento a todos.
Os funcionários públicos municipais estão fazendo exames periódicos e essa semana os funcionários da Secretaria de Educação que foram atendidos com exames no laboratório.
Para realizar exames no laboratório é preciso ter encaminhamento dos Postos de Saúde (ESFs) dos bairros, com a solicitação e especificação.










Fonte: http://cachoeirapaulista.sp.gov.br/home/laboratorio-sao-jose/

CURSO DE APROVEITAMENTO DE ALIMENTOS PARA MERENDEIRAS E COZINHEIRAS










A Secretaria de Educação, através da Cozinha Piloto, formou parceria com a Furnas e oferece curso para as merendeiras e cozinheiras que trabalham nas escolas municipais de Cachoeira paulista é o curso Alimente-se Bem que ensina como fazer pratos deliciosos e nutritivos aproveitando os alimentos como um todo com mais saúde e sustentabilidade ao meio ambiente, aproveitando talos e folhas de verduras e legumes. Neste curso, os participantes também aprendem de como fazer uma horta comunitária, como explicou Orley, representante de Furnas.







Resumo do Primeiro Semestre - 2017










Dia 14 de julho - Dia da Liberdade de Pensamento




Esta data celebra um dos princípios mais importantes da Declaração Universal dos Direitos Humanos: a liberdade de pensamento.
A liberdade de pensamento é a garantia que o indivíduo possui de manter e defender a sua ideia ou posição em relação a um fato ou um ponto de vista.
De acordo com o artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 10 de dezembro de 1948:
“Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.
O artigo 19 da mesma declaração diz: “Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.
É conhecido que os direitos humanos que asseguram a liberdade de pensamento foram definidos pela primeira vez com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em 1789, com a aprovação da Assembleia Nacional Constituinte da França.
Aliás, o 14 de julho foi escolhido como Dia Mundial da Liberdade de Pensamento por representar o marco inicial da Revolução Francesa: a queda da Bastilha.
No Brasil, a liberdade de pensamento é assegurada a todos os cidadãos através da Constituição Federal de 1988.
Atualmente, com a internet e as redes sociais, tornou-se muito mais fácil a disseminação de diferentes ideias e exposição de pensamentos particulares.
No entanto, assim como todos têm o direito de expor livremente as suas ideias e pontos de vista, também devem estar preparadas para arcar com as consequências sobre aquilo que diz.
Atualmente, por exemplo, várias pessoas utilizam o princípio da liberdade de pensamento para disseminar discursos de ódio contra diferentes grupos sociais e minorias.
Todo mundo pode expressar seus pensamentos de modo livre, mas também precisa ter responsabilidade para responder pelo conteúdo daquilo que diz.

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Limpeza do bairro Jardim da Fonte

Hoje dia 13 de julho a limpeza e capina das ruas aconteceu  no bairro Jardim da Fonte.











Fonte: http://cachoeirapaulista.sp.gov.br/home/limpeza-do-bairro-jardim-da-fonte/

Apresentação da Banda Sinfônica de Barra Mansa - RJ

Na noite de ontem 13 de julho tivemos a apresentação da apresentação da Banda Sinfônica de Barra Mansa RJ  na Paróquia de São Sebastião.
Apresentaram do clássico ao popular composições lindíssimas,para o público presente.
Parabéns ao Executivo Municipal, ao Padre Rivelino, a toda equipe organizadora, aos jovens talentosos e a população sempre presente.

















Imagens Roberto Mendes

DEPUTADO ITAMAR BORGES VISITA CACHOEIRA PAULISTA

O Deputado Estadual Itamar Borges (PMDB-SP) esteve visitando Cachoeira Paulista na manhã  desta quarta feira, 12 de julho e foi recepcionado pelo Prefeito Municipal, Vereadores e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Barbosa. O Deputado Itamar tem ajudado a cidade para se tornar Município de Interesse Turístico. Itamar Borges  foi professor universitário, é advogado  e tem experiência no comércio. Foi Vereador e Prefeito por três mandatos. É natural de Santas Fé do Sul-SP e está em seu segundo mandato como deputado.

 


Fonte: http://cachoeirapaulista.sp.gov.br

OBRA NA ESTRADA RURAL SAÚVA

A Prefeitura Municipal de Cachoeira Paulista, através do devido processo licitatório realizado na modalidade tomada de preços nº 02/17, realizou a contratação de empresa para execução de obra de Pavimentação com bloco sextavado na Estrada Rural da Saúva no município de Cachoeira Paulista.
Esta era uma obra esperada há muitos anos, que vem beneficiar os  moradores da Zona Rural e o turismo local.
A obra está sendo executada pela empresa vencedora do certame e deverá ficar pronta em até 60 dias da assinatura do contrato.


quarta-feira, 12 de julho de 2017

E os trabalhos continua - Limpeza e Manutenção periódica das praças

LIMPEZA DA PRAÇA DO CEMITÉRIO   

                                  



 


MANUTENÇÃO DE PRAÇAS



 Praça da rua Pedro Evangelista Pinto - Poda de árvores e capina
 




LIMPEZA NA RUA DA ESTAÇÃO

 Rua Capitão Pinto Fernandes (rua da Estação). Foi executado a Pintura de guias, limpeza e capina das calçadas. Outras ruas do  bairro Vila Cacarro estão sendo atendidas e passando por manutenção. Na rua Pedro Evangelista Pinto, a limpeza envolta ao Destacamento da Polícia Militar foi concluída e outros asseamentos necessários foram feitos.