terça-feira, 11 de abril de 2017

Vacina contra Influenza - 2017


Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2017



A 19.ª campanha Nacional de vacinação contra a Influenza acontecerá entre os dias 17/04/2017 à 26/05/2017, e o dia “D” Dia 13 de Maio (sábado) onde todos os postos de saúde e postos volantes funcionaram das 08:00 ás 17:00.
Postos fixos funcionaram de 2.ª a 6.ª feira e no dia 13/05/2017 (Sábado) das 8:00 ás 17:00 e sendo eles, AME, ESF Vila Carmem, ESF CDHU, ESF São João, ESF São Miguel, ESF Margem Esquerda, ESF Emba...ú, ESF Quilombo, ESF Pitéu, ESF Embauzinho, ESF Turma 26, ESF Vila Cacarro, ESF Jardim Europa e CAASI.









A Influenza, conhecida como gripe, está entre as viroses mais frequentes em todo o mundo. Desde os primórdios da história da humanidade é causa de surtos e pandemias. A OMS estima que cerca de 10% da população é infectada anualmente pelo virus influenza e que 1,2 bilhões de pessoas apresentam risco elevado para complicações da doença: 385 milhões de idosos acima de 65 anos de idade, 140 milhões de crianças, e 700 milhões de crianças e adultos com doença crônica.

A gripe é causada por mais de um tipo de vírus influenza, classificados como A e B, e cada um possui subtipos. Os subtipos A que mais frequentemente infectam os humanos são os A (H1N1) e A (H3N2). Já os subtipos B são classificados como de linhagem Victoria e Yamagata.

Pessoas de todas as idades são susceptíveis à infecção pelo vírus da influenza. Alguns indivíduos estão mais propensos a desenvolverem complicações graves, entre esses: gestantes, adultos com idade maior que 60 anos, crianças com idade menor que cinco anos e indivíduos que apresentem doença crônica, especialmente respiratória crônica, cardiopatia, obesidade (IMC ≥ 40), diabetes, síndrome de Down e imunossupressão.

Diferente de resfriados (causados por outros vírus), caracteriza-se por início súbito dos sintomas como febre, mialgia, tosse, dor de garganta, coriza, calafrios, tremores, cefaleia e anorexia. A infecção geralmente dura uma semana e os sintomas podem persistir por dias.
Em alguns casos, principalmente nos grupos de maior risco, a doença pode evoluir para pneumonia viral ou bacteriana, complicações respiratórias e até mesmo o óbito.

A transmissão ocorre através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir, mas também pode ocorrer por meio das mãos, que após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carrear o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário